Onde a verdade encontra a democracia.
DESDE 2015

Barretos recebe abertura da 27ª edição dos Jogos da Melhor Idade com festa e integração entre os municípios

 Barretos recebe abertura da 27ª edição dos Jogos da Melhor Idade com festa e integração entre os municípios

Barretos foi palco, nesta terça-feira (20), da cerimônia de abertura da 27ª edição dos Jogos da Melhor Idade (JOMI), realizada no Rio das Pedras Country Club. O evento marcou o início de uma semana de competições voltadas a atletas com 60 anos ou mais, que disputam 15 modalidades esportivas até o próximo domingo (25).

O evento contou com a presença de autoridades estaduais e municipais, incluindo a secretária estadual de Esportes, coronel Helena Reis (REP), o vice-prefeito Mussa Calil Neto (MDB), o secretário municipal de Esportes e Lazer, Tony Vieira Carvalho, além de prefeitos, vereadores e representantes das 45 cidades participantes da 5ª Região Esportiva do Estado de São Paulo.

Durante a cerimônia, a coronel Helena Reis destacou a importância do evento para o incentivo à prática esportiva na terceira idade. “O JOMI é uma competição muito especial, porque reúne em 15 modalidades atletas 60+ em uma grande celebração da vida e do esporte. Muitos começaram a praticar atividades físicas apenas na melhor idade e estão colhendo os benefícios”, afirmou.

O vice-prefeito Mussa Calil Neto, representando o prefeito Odair Silva, que enviou mensagem em vídeo, ressaltou o exemplo de superação dos participantes. “A 27ª edição dos Jogos da Melhor Idade representa o espírito da superação e a prova de que a idade não é obstáculo para alcançarmos nossos sonhos”, declarou.

A abertura oficial também contou com a fala do presidente da Câmara Municipal de Barretos, Luis Paulo Vieira, o “Lupa” (REP) que deu as boas-vindas aos visitantes. O secretário Tony Carvalho agradeceu a equipe da Secretaria de Esportes pelo trabalho nos preparativos, que se iniciaram há três meses.

A mesa de autoridades ainda contou com representantes do Comitê Dirigente dos Jogos, da Secretaria Municipal de Educação, do Conselho Regional de Educação Física (CREF/SP) e do gabinete do deputado estadual Sebastião Santos.

Competições e modalidades

O JOMI Barretos 2025 reúne cerca de 1.300 atletas que disputarão provas em 15 modalidades: atletismo, basquete 3×3 adaptado, bocha, buraco, coreografia, damas, dança de salão, dominó, malha, natação, tênis, tênis de mesa, truco, vôlei adaptado e xadrez.

A delegação de Barretos, anfitriã da edição, é composta por aproximadamente 90 integrantes entre atletas e comissão técnica, e competirá em 14 modalidades.

Cerimônia de abertura

A solenidade teve início com o tradicional desfile das delegações municipais. Logo após, o atleta Jurandir Francisco Ricardo realizou o acendimento da pira olímpica, marcando oficialmente a abertura dos jogos. O juramento dos atletas foi feito por Sirlei Vieira.

Os Jogos da Melhor Idade são organizados pela Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo e visam promover o envelhecimento ativo, a saúde física e a socialização entre os idosos por meio da prática esportiva.

Guilherme Aparecido

Relacionado

Ops, você não pode copiar isto!