Buracos no asfalto persistem como desafio crônico em Barretos
Presidente conta desafios e resultados do Instituto O Amor
“Eu nunca quis ser presidente de uma instituição e tudo começou através de uma brincadeira.” A afirmação é de Anderson de Souza Alves, presidente do Instituto O Amor. De acordo com ele, a sede do instituto tem duas alas e se recorda que foi fazer uma pequena reforma no local e tinha um homem lá que virou na brincadeira afirmando que Anderson seria o próximo presidente, se recorda durante entrevista ao programa “Café com prosa” na Rádio Jornal.
“No outro dia, ligaram em meu telefone e disseram que eu havia sido escolhido para presidir o instituto, pois naquele mesmo dia, estava tendo uma reunião por parte da diretoria. Em primeiro momento, eu não queria e não tinha esse desejo, porém eu pensei bastante e decidi que iria aceitar e cumprir esse papel, e cá estou desde 2018.” – conta.
Unidades do instituto
Questionado pelo apresentador Raphael Dutra, Anderson fala sobre quais são os atendimentos oferecidos na sede, localizada no bairro Nova Barretos. De acordo com o presidente, lá são oferecidos diversos serviços essenciais, sendo que pela manhã, são oferecidos atendimentos ao público idoso, focando na prevenção de doenças e no bem-estar dessa parcela da população. Médicos, dentistas, fisioterapeutas e psicólogos estão disponíveis para oferecer cuidados médicos e de saúde mental, visando manter sua qualidade de vida. “O instituto atende aproximadamente 600 idosos mensalmente nesta sede, com o objetivo de promover uma vida saudável e ativa.” – destaca Anderson.
“No período da tarde, o Instituto O Amor oferece oficinas voltadas para crianças e adolescentes que frequentam o contraturno escolar. A partir das 16h30, eles se dirigem ao instituto, onde recebem alimentação adequada e participam de diversas atividades. As oficinas incluem aulas de futebol, com o professor Wagner Campagnolo, inclusive fizemos uma aquisição de um ônibus, para que eles possam se deslocar até os campeonatos. Além disso, é fornecido aulas de informática e uma variedade de outras atividades educativas.” – ressalta.
O instituto também possui uma segunda unidade, que fica localizada no bairro Leda Amêndola. Lá são fornecidos os mesmos atendimentos no período da manhã, do que são fornecidos no bairro Nova Barretos. No período da tarde, ainda não tem atividades no local. “Eu peguei o imóvel totalmente destruído e reformei inteiramente. Estamos fazendo agora algumas adaptações para atender jovens e adolescentes.” – informa o presidente.
A terceira unidade do Instituto O Amor fica localizada no CSU (Centro Social Urbano) no bairro Nadir Kenan. De acordo com Anderson, nos períodos da manhã e tarde, alunos das escolas municipais Professor Fausto Lex e Olga Abi Rachid Moraes, são levados através de um ônibus até o CSU, onde realizam atividades como natação, aulas de dança, capoeira, fisioterapia e apoio pedagógico.
Anderson de Souza Alves conta que o Instituto firmou convênio para administrar o condomínio do “Programa Vida Longa” no Jockey Club. No local residem 28 idosos em situação de vulnerabilidade e risco social, com renda mensal de até dois salários mínimos. São pessoas que estavam em situação de vulnerabilidade social e vínculo familiar rompidos. O Instituto O Amor promove o amparo com controladores de acesso, assistente social, psicólogo, educador físico, oficinas de horta, crochê e pintura de tecido.
Serviço:
Para quem deseja conheça mais os trabalhos do Instituto O Amor e até mesmo firmar parceria, pode agendar visita através do telefone (17) 98811-0220
Os endereços das unidades são:
Unid. I – Rua Antônio Francisco Serradela, nº 25 Jardim Nova Barretos
Unid. II – Travessa José Antônio Pedroso, nº 24, Bairro Leda Amêndola
Unid. III – Projeto Renascer: Avenida João Cavalini s/n, Bairro: Nadir Kenan
Unid. IV – Av. 65, nº 150, Bairro Novo Jockey