Reunião avalia cenário da dengue e reforça medidas de prevenção em Barretos
Representantes municipais analisaram dados da dengue e discutiram estratégias de prevenção durante reunião da Sala de Situação de Arboviroses.
Representantes de diversas secretarias municipais participaram, na quinta-feira (12), de reunião da Sala de Situação de Arboviroses para avaliar o cenário da dengue e discutir ações de enfrentamento em Barretos. O encontro foi realizado no Auditório da Prefeitura e contou com participação ampliada de gestores e órgãos municipais.
Durante a reunião, foram apresentados dados das ações realizadas nos primeiros 40 dias de 2026. Segundo o Controle de Vetores, 36.739 imóveis foram visitados no período. Destes, 1.854 estavam fechados. Nos 21.291 imóveis trabalhados pelas equipes, foram encontrados 4.002 focos de larvas do mosquito Aedes aegypti.
De acordo com a Vigilância Epidemiológica, janeiro registrou 11 casos positivos de dengue, contra 283 no mesmo período de 2025. Em fevereiro, até o momento, são 7 casos confirmados, enquanto no mesmo mês do ano passado houve 526 registros.
Também foram apresentados dados sobre a vacinação contra a dengue, disponível para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. Até agora, 36,54% do público-alvo recebeu a primeira dose e 17,7% completou o esquema com a segunda aplicação.
A reunião teve como objetivo alinhar estratégias e mobilizar as secretarias para intensificar as ações preventivas, diante da preocupação com o avanço da doença após o período chuvoso.
