Sebrae-SP alerta MEIs de Barretos para regularização até 31 de janeiro
Aposentada recorre à fé para pedir chuva em Barretos em meio à seca severa
O G1 fez uma matéria destacando a história de Marleide Tomaz de Aquino, uma aposentada de 72 anos que recorre à fé para pedir chuva em Barretos. A cidade, que enfrenta uma seca severa há 158 dias, está passando por racionamento parcial de água. Marleide mantém uma tradição que começou na infância: diariamente, ao meio-dia, ela vai até o pé da cruz em frente à Igreja dos Santos Reis, faz uma oração pedindo por chuva e despeja uma garrafa d’água no local.
Segundo a reportagem do G1, a última vez que choveu na cidade foi em 11 de abril, quando foram registrados 10 mm de precipitação, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Desde então, a estiagem prolongada obrigou a prefeitura a implementar medidas de racionamento. Desde julho, os moradores que desperdiçam água estão sendo fiscalizados e multados pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae).
O superintendente do Saae, Marcelo Borges, explicou ao G1 que a situação é agravada pelo aumento do consumo e pela diminuição da captação nos mananciais, tanto nos córregos quanto nos poços. A cidade depende do Aquífero Guarani, que está sendo sobrecarregado. O racionamento deve durar até outubro.