Forrest Gump: a corrida sem fim entre a inocência e a história americana
3ª Parada LGBTQIA+ de Barretos celebra diversidade com programação cultural e serviços gratuitos

Foto: Jhonattas Oliveira

Barretos se prepara para o evento no dia 14 de setembro, com shows, feira de empreendedores, orientações jurídicas e ações de saúde
A cidade de Barretos receberá no domingo, 14 de setembro, a 3ª Parada do Orgulho LGBTQIA+, que neste ano acontece sob o tema “Nossa memória é resistência, seguimos firmes por dignidade e existência”. O evento terá início às 14h30, na Estação Cultura, e promete reunir mais de mil pessoas em torno da diversidade, inclusão e cidadania.
De acordo com Vitor Santiago, um dos organizadores, a edição de 2025 terá como foco a valorização da memória da comunidade LGBTQIA+. “A sociedade ainda invisibiliza e desacredita as pautas da comunidade. A Parada de Barretos só é possível graças à construção coletiva de amigos, apoios institucionais e parceiros que estiveram juntos desde a primeira edição”, destacou.
Programação e serviços
Durante o evento, o público terá acesso a feira de empreendedores locais, testagem e prevenção de ISTs/DSTs em parceria com a Casa Rosa, cadastro para doação de sangue com o Hospital do Amor e orientações sobre retificação do nome social, oferecidas pela OAB Barretos e pela Defensoria Pública. Também estão previstas falas de conscientização e debates sobre diversidade.
A programação artística contará com 14 apresentações. Entre as atrações confirmadas estão Margoth Killer (apresentadora), Lara Fênix (hostess), DJs Júnior Gerolim e Nando Punannynay, além de shows de artistas como Stella She, Heloíza Greenford, Allana Jay Lee, Nayanne Poison, Jessie Jhay, Rony Star, Melloldy Cooper e Wathuzi Cox.
Valorização da memória
Um dos destaques da edição será a homenagem à 1ª geração LGBTQIA+, com foco em pessoas que chegaram aos 60 anos. A proposta é reforçar a importância das lutas históricas, incentivar as novas gerações e combater a invisibilidade das discussões sociais.
Organização e apoios
A Parada LGBTQIA+ é organizada pelo Coletivo Pajubá das Cores e conta com o apoio da Prefeitura de Barretos, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa, da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas de São Paulo, da Associação Paulista dos Amigos da Arte (APAA) e do projeto Tudo Vira Cult SP.
