Editorial: Entre família, fé e liderança – a construção do projeto político de Odair Silva
André Ribeiro de Mendonça fala sobre desafios e perspectivas para Barretos
No programa do Jornal de Opinião, da Rádio Jornal 88.7 FM, o apresentador Mazinho Dias recebeu o futuro chefe de gabinete da Prefeitura de Barretos, André Ribeiro de Mendonça, para uma entrevista sobre os desafios e as perspectivas para o município a partir de 2025. Durante a conversa, André detalhou os principais focos da administração do prefeito eleito Odair Silva, abordando temas como saúde, educação e a importância do diálogo político.
André iniciou a entrevista ressaltando a importância do diálogo constante entre as autoridades e os cidadãos. “Não existe ideologia A ou B para o governante, temos que buscar sempre o consenso. O Odair, como comunicador, sabe que é fundamental dialogar e combater os extremismos. O equilíbrio é sempre o melhor caminho”, afirmou.
Ao ser questionado sobre as áreas que precisam de continuidade e aprimoramento na gestão de Odair, André destacou alguns avanços, como as recentes premiações na área de educação, além de enfatizar o potencial de Barretos em diversos setores. “O que é bom vai permanecer. A cidade tem se destacado na saúde pública e privada, e muitos servidores públicos têm se mostrado extremamente competentes”, afirmou.
Sobre a saúde, tema recorrente durante a campanha, André foi enfático ao dizer que a administração já está em diálogo com os principais atores do setor, como Henrique Prata, e que a cidade está avançando. “Temos o apoio 100% dos gestores da saúde de Barretos. O Odair já anunciou a construção do pronto-socorro infantil, e estamos otimistas com as melhorias nos Postinhos, UBS e na UPA. Mas sabemos que as deficiências ainda são grandes”, ressaltou.
A saúde regional também foi um dos tópicos discutidos, com André apontando a necessidade de um diálogo mais amplo com os prefeitos da região para tratar das dificuldades compartilhadas, como o atendimento na Santa Casa de Barretos. “Esse é um ponto que vem sendo discutido há anos. A Santa Casa sobrecarrega com pacientes de outras cidades, e é um desafio para Barretos. Precisamos de um bom entendimento com os municípios vizinhos”, explicou.
Outro ponto importante levantado durante a entrevista foi a relação de Barretos com o governo estadual e federal. André comentou sobre os esforços de Odair em manter uma boa comunicação com o governador Tarcísio de Freitas (REP) e o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), além de destacar o trabalho de Mussa Calil. “O governador Tarcísio é um grande aliado de Barretos e acredita no nosso potencial. Barretos está na rota do desenvolvimento paulista, e temos boas portas abertas tanto em São Paulo quanto em Brasília”, afirmou.
O futuro chefe de gabinete também falou sobre sua experiência pessoal e a importância do trabalho com pessoas. “Trabalhei por mais de 30 anos em um ministério evangélico e no pastoral, e isso me ensinou a ter paciência e a lidar com as dificuldades do dia a dia”, comentou.
Ao encerrar a entrevista, André fez questão de ressaltar o seu compromisso com Barretos. “Barretos tem um potencial extraordinário. Estamos dispostos a fazer o bem, a conciliar e a dialogar com as forças vivas da sociedade. Vamos cuidar da cidade e das vidas das pessoas”, concluiu.