Pita Fogo: 26/01/2024

 Pita Fogo: 26/01/2024

A CARÊNCIA POLÍTICA DE BARRETOS
Desde que Uebe Rezeck (MDB) se aposentou da vida pública,
não apareceu ninguém que pudesse ocupar a sua posição e fazer o trabalho que ele fazia, de acordo com análise do próprio líder político barretense. O emedebista histórico entende que o peso político de Barretos despareceu e o município é carente de lideranças políticas. Ele prega a união da cidade para eleger deputado estadual e federal nas eleições vindouras.

CONFERÊNCIA NACIONAL DE CULTURA
José Geraldo Resende foi eleito representante de Barretos e região para a 4ª Conferência Nacional de Cultura que será realizada de 4 a 8 de março, em Brasília, DF.

RODOVIA PARA COLÔMBIA
Em dezembro de 1953, o vereador Benedito Realindo Correa propôs oficiar a bancada paulista na Câmara Federal, solicitando verba suficiente para a construção de uma rodovia Colômbia-São Paulo. Naquela época, Helly Pimenta era o presidente do legislativo barretense.

O TIME RESERVA DA CÂMARA
Na atual legislatura, participaram de sessões da Câmara Municipal, Aparecido Cipriano, Fuad Jorge Daher, Professor Jhonny Barbosa, Eduardo do Mercado, Merhej Najm Neto, Patrícia Garcia Pereira, Raphael Leite, Rogério da Silva Teodósio, Japonês das Caçambas e Wilson Aparecido de Souza.

POLÍTICA E PARTICIPAÇÃO DO NEGRO
A política e a participação do negro foram o tema de simpósio realizado no dia 6 de dezembro de 1986, na sede da ACIB. O evento foi organizado pela Sociedade Esportiva Beneficente Esperança.

COMÍCIO DO MDB
O MDB realizou comício na Praça Francisco Barreto, na noite de 24 de outubro de 1966. No palanque, entre os oradores, estavam o vereador Dionísio Pereira, Floriano Tasseli Filho, Nelson Abdala e o deputado estadual Nadir Kenan, candidato a reeleição.

BARBEIROS E CABELEIREIROS
A Associação dos Barbeiros e Cabeleireiros de Barretos (de saudosa memória) foi fundada em 27 de novembro de 1962. José Rama foi eleito o primeiro presidente. O deputado Nadir Kenan foi escolhido presidente de honra da entidade.

OS MAIS VOTADOS NO MUNICÍPIO
Na eleição de 15 de novembro de 1966, o colégio eleitoral barretense tinha 20.849 eleitores e compareceram às urnas 16.216 inscritos. Carvalho Pinto recebeu 9.388 votos para senador da República. Arnaldo Cerdeira, 2264 votos para deputado federal. Salim Abdala Thomé obteve 5.743 votos para deputado estadual.

CANDIDATO PERSISTENTE
Marco Antônio Soares, o Marquinho Perigoso, em 2008 disputou a eleição pelo PSDB e apesar de receber 1.287 votos, não conseguir se eleger. Em 2012, fez nova tentativa pela legenda do PTB e obteve 1.099 votos, ficando como suplente. Mas acabou ocupando uma cadeira na Câmara Municipal em virtude do eleito Aparecido Cipriano assumir a Secretaria Municipal de Educação.

FRATERNIDADE E TRÁFICO HUMANO
A Campanha da Fraternidade 2024, organizada pela Igreja Católica, tem como tema “Fraternidade e Tráfico Humano”. O lema da campanha “É para a liberdade que Cristo nos libertou”. A CF deste ano começa na quarta-feira de cinzas, 14 de fevereiro.

DIA DA COMUNIDADE MUÇULMANA
O Dia Nacional da Comunidade Muçulmana no Brasil foi celebrado na quarta-feira (24), conforme projeto de lei de autoria do deputado federal Vicentinho (PT).

DICA DE LEITURA
Leia: Religião, política e pós-colonidade na América Latina, de Nicolás Panotto, publicado pela editora Recriar.

Aquino José é jornalista e escreve semanalmente para a coluna.

Aquino José

Relacionado

Ops, você não pode copiar isto!