Exposição “mães pretas, fábricas de lágrimas” revela talento do artista Marcelo Zion

 Exposição “mães pretas, fábricas de lágrimas” revela talento do artista Marcelo Zion

Marcelo Zion mostra obras de sua exposição. / Foto Aquino José.

O projeto “Mães Pretas, Fábricas de Lágrimas” revela o talento do artista Marcelo Zion, 48 anos, nascido em Diadema, SP, e morador em Barretos desde 2012. Ele pinta com grafite desde os 12 anos e desenvolve projetos dentro da cultura hip hop.

A mostra aconteceu no sábado (25), no Instituto Marks e deve percorrer ainda outros espaços, como a Casa Afro Barretos e no Shopping local. Os desenhos representam os frutos das mães e a tristeza da sociedade, através da violência cotidiana e do genocídio de jovens da comunidade negra no Brasil, explica Zion.

A exposição conta com 23 obras. O artista utiliza a técnica mista de aplicação de tinta em papel canson australiano. Usa splay, pastel de cera, lápis aquarelável e nanquim. Cópias das obras podem ser adquiridas ao preço de 15 e 30 reais, conforme o tamanho.

Marcelo Zion também se prepara para desenvolver alguns projetos de grafite e hip hop em Barretos. Um deles, em parceria com o professor Silas Fernandes, do Cemart, intitula-se “Oito Segundos para a Eternidade”. Através da técnica Stop Motion, vai grafitar e pintar 72 vezes a montaria de Fabrício Gomes, campeão do rodeio internacional de 2022. João Sartori cuida da produção do painel.

Em fevereiro, o misto de grafiteiro, biólogo, fotógrafo e multiartista Marcelo Zion vai fazer um intercâmbio cultural em Portugal. Ele deve retornar para suas atividades em Barretos em julho.

Aquino José

Relacionado

Ops, você não pode copiar isto!