Turismo de SP divulga resultados parciais da Festa do Peão de Barretos

 Turismo de SP divulga resultados parciais da Festa do Peão de Barretos

As provas de rodeio seguem até domingo. (Foto: Mathias Losonczi)

A 68ª edição da Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos, o maior rodeio da América Latina, está sendo marcada pela divulgação de resultados parciais pela Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP). A Setur-SP está presente no evento com um estande de 100 metros quadrados, onde promove destinos turísticos, regiões turísticas e ações da pasta.

Nesta quarta-feira (23), a Secretaria divulgou os resultados preliminares de um estudo que mapeia o perfil do público e os gastos dos participantes da festa. De acordo com o Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET), vinculado à Setur-SP, a maior parte do público presente vem de fora de Barretos, representando 72% do total, com o Estado de São Paulo contribuindo com a maior parcela, 46,6%, fomentando o turismo doméstico.

Os visitantes têm uma estadia média na cidade de três a quatro noites e gastam em média cerca de R$ 2.700, o que representa um aumento de 40% nos gastos diários em comparação ao ano anterior.

O Secretário da Setur-SP, Roberto de Lucena, está programado para participar do evento nos dias 25 e 26 de agosto, prestigiando tanto o rodeio quanto o espaço da Setur-SP. O espaço oferece atrações abertas ao público, incluindo um estúdio fotográfico temático e degustação de produtos artesanais. Roberto de Lucena ressalta o papel de Barretos como um importante polo de desenvolvimento do turismo na região norte do Estado.

Para gerenciar o alto fluxo de tráfego durante o evento, o Governo de São Paulo lançou a “Operação Barretos 2023” na semana passada, implementando medidas em cinco rodovias que dão acesso ao Parque do Peão. O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) trabalhou em conjunto com a Polícia Militar Rodoviária e o Detran-SP para garantir a segurança viária, incluindo campanhas de conscientização no trânsito.

Com a rede hoteleira operando com ocupação máxima, a expectativa é que o evento receba mais de um milhão de visitantes. A movimentação financeira do evento será divulgada pelo CIET após o término da festa, na próxima semana.

Igor Sorente

Relacionado

Ops, você não pode copiar isto!