Comitiva de muladeiros chega a Barretos

 Comitiva de muladeiros chega a Barretos

Comitiva Pouso de Boiada. (Foto: Aquino José)

A Comitiva Pouso de Boiada, de Mirassol (SP), chegou no fim da tarde desta quinta-feira (24) em Barretos. O grupo formado por 20 pessoas montadas em mulas e 10 ajudantes no serviço de apoio, percorreu um trajeto de 180 quilômetros por estradas boiadeiras. ‘Procuramos manter a tradição do tropeirismo desde 2007, afirma o comissário Emerson Feltrim.

O grupo partiu de Mirassol no domingo (22), da sede da comitiva, na chácara Vó Nice, em Mirassol. Passaram por Ipiguá, Guapiaçu, Baguaçu e Olímpia, despertando a curiosidade de muita gente. Eles rumavam para o “Barretão”. Foram dias de diversão e preservação de costumes sertanejos.

Participam do grupo empresários, dentista, comerciantes, pecuaristas, supervisor administrativo, policial aposentado, entre inúmeras atividades exercidas. O mais novo integrante tem 27 anos e o mais velho 85 anos. Eles dividem as despesas com contribuições mensais. O custo total da viagem ficou em torno de R$ 50 mil. As paradas e pousos acontecem em lugares pré-estabelecidos. A refeição básica é composta de arroz carreteiro, feijão gordo, farofa, paçoca de carne e churrasco.

A Comitiva Pouso da Boiada está hospedada numa chácara nas redondezas da cidade. E já planeja voltar a Barretos em agosto do ano que vem durante a 69ª Festa do Peão de Boiadeiro.

Leo Melchiori e sua mula Fantasia. (Foto: Aquino José)

Despedida do Léo
O aposentado Leonildo Melchiori, o Leo, 85 anos, casado, 1 filho e 1 neto, é um dos integrantes da comitiva Pouso de Boiada. Em 13 ocasiões, ele fez o percurso até Barretos. Começou em 2007. Mas garante que vai parar com a aventura por causa da idade.

Leo nasceu em Jaci (SP). Sempre morou em sítio, lidando com gado. Todo sábado gosta de andar a cavalo com alguns companheiros. “É o único hobby que gosto”, afirma ao arrear a mula Fantasia.

Aquino José

Relacionado

Ops, você não pode copiar isto!