Após empate, Barretos Esporte Clube recebe o Taquaritinga em busca da vitória na Série A4
Monumentos retratam tropeiros, famílias Marques e Barreto
O monumento que retrata as famílias Marques e Barreto, que está sendo edificado na Praça Francisco Barreto, está em fase final e o do Recinto Paulo de Lima Correa, que destaca o peão tropeiro, está prestes a iniciar a parte de escultura, segundo informou o secretário municipal de turismo, Adriano Santos.
“O artista para os dois monumentos é a mesma pessoa. Já a parte estrutural é feita por duas empresas diferentes. O da Praça Francisco Barreto já tem sua parte artística pronta e agora está sendo finalizada a de acabamento, pintura e iluminação para conclusão destes pequenos detalhes.” – explicou Adriano.
Já o do Recinto está com a base de sustentação pronta. “É um monumento maior e agora entra o trabalho do artista, que fará toda parte de escultura, que inclui a mula, o peão e o berrante. Depois que finalizar esta parte a empreiteira volta para fazer a parte final.” – afirmou.
Retrato da época
Sobre a parte artística do Monumento na Praça Nove de Julho, Adriano destacou que a figura da mula foi decidida pelo Conselho Municipal de Turismo, para que se possa retratar o peão tropeiro, que em sua lida na época usava burros e mulas, animais mais resistentes.
“Consultamos historiadores e levamos ao Comtur para que seus membros decidissem. Em reunião ordinária deliberou-se retratar fielmente as comitivas que vinham para cá tocando a boiada, usando seus apetrechos e estes animais.” – finalizou o secretário.