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Dutra defende em Brasília entreposto de carga e reforma de rodovia
”A recuperação da malha ferroviária da região norte do Estado de São Paulo, atualmente considerada improdutiva, é um dos maiores desafios das lideranças regionais.” A frase é do vereador Raphael Dutra (PSDB) após sua apresentação sobre a situação da malha ferroviária paulista no Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil em Brasília (DF).
“É uma das maiores malhas ferroviária do Estado e está improdutiva, interligando as regiões norte, central e litoral, onde se encontram cidades como Araraquara, Campinas, São Paulo e Santos.” – revela o vereador. A desativação dessa malha, segundo ele, deveu-se ao fato de as empresas concessionárias terem optado por operar com trens de alta produtividade, ou seja, aqueles que percorrem determinados trechos carregando um mesmo produto, a exemplo de minério. Mas o governo tem que ser protagonista na ocupação do território pelas ferrovias, diz.
Dutra solicitou a reforma dos trilhos na região, a reativação da linha férrea e a implementação de entreposto de carga em Barretos.
Reforma da rodovia
Ainda em Brasília, Dutra defendeu a reforma da BR-364 entre Planura (MG) e Frutal (MG). “Por conta das más condições da rodovia, os caminhoneiros com destino a São Paulo e Santos percorrem mais 70 quilômetros em trecho de pista simples passando por São José do Rio Preto, pagando mais um pedágio.” – frisa Dutra. O desembolso fica entre R$ 15,60 a R$ 31,20, dependendo do número de eixos, no pedágio de Nova Granada (SP).
Para Dutra, a reforma do trecho traz o fluxo para a Rodovia Brigadeiro Faria Lima passando por Barretos. “O caminhoneiro economiza dinheiro e a cidade ganha nas paradas nos postos com venda de combustível e alimentação.” – ressalta.