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Serviços do INSS passam a ser feitos por telefone ou internet
O agendamento para pedido presencial de aposentadoria e outros serviços do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) acabou. O serviço vai passar a ser feito por telefone ou pela internet, a partir da próxima segunda-feira (21).
O segurado precisa ligar para 135 ou entrar na sessão Meu INSS, no site (inss.gov.br), sem a necessidade de agendar uma ida ao instituto, para levar documentos e formalizar o pedido. Assim, ao ligar ou pedir, pela internet, a pessoa recebe direto o número do protocolo de requerimento.
Com o número em mãos, o cidadão que pede a aposentadoria, por exemplo, acompanha todo o andamento do processo via telefone ou online. A ida pessoal a um posto do INSS só ocorre se houver a necessidade, já no andamento do pedido.
Segundo o INSS, com a mudança, não faltarão mais vagas como costuma acontecer presencialmente e, caso precise ir a uma agência para apresentar algum documento, o cidadão vai ser atendido perto de onde mora. O instituto diz ainda que a mudança significa o fim do tempo de espera para ser atendido.
A lista de serviços oferecidos à distância vai aumentar. A partir do dia 24, serviços que antes eram prestados somente no atendimento espontâneo serão realizados com dia e horário marcados, bastando fazer agendamento pelo Meu INSS, em (inss.gov.br), ou pelo telefone 135.
Com informações da EBC.