Marielle Esquisato, do SEBRAE, critica ausência de educação empreendedora nas escolas
Presídios do Estado recebem reforço de 621 novos agentes
O governador Márcio França (PSB) participou nesta quinta-feira (26), de formatura de 621 novos servidores da Secretaria da Administração Penitenciária. Os agentes serão incorporados às forças de segurança do Estado.
“A partir de amanhã começa o trabalho, a tarefa diária, difícil, mas muito importante. Vocês serão o elo entre a sociedade e as pessoas que, por algum motivo, estão apenados. Pessoas que vão ter em vocês a esperança de um dia poderem voltar à liberdade.” – discursou o governador aos formandos. “A liberdade é o bem mais precioso que uma pessoa pode ter e a sociedade só pode restringir esse bem se for deixar nas mãos de pessoas competentes, vocacionadas e respeitosas como vocês terão de ser.” – destacou.
São 18 turmas de agentes de segurança penitenciária, destes, 67 mulheres que concluíram a formação técnico-profissional com duração de cerca de cinco meses. O curso foi constituído por disciplinas que abrangeram diversas áreas como defesa pessoal, legislação, valorização humana e ética, prática do serviço penitenciário, papiloscopia, gerenciamento de crises, prevenção e combate a incêndio, socorrismo e reintegração social.
“Essa tarefa de lealdade ao serviço público, de lealdade à função que vocês escolheram e vão exercer, que a sociedade entrega a vocês é uma tarefa de grande responsabilidade, de cumprir uma etapa de recuperação dessas pessoas.” – reforçou o governador quanto à importância da atividade destes profissionais.
Os novos agentes receberão, inicialmente, remuneração de R$ 2.790,24 mais R$ 691,64 de insalubridade, e ficarão responsáveis por desempenhar atividades de vigilância, manutenção da segurança, disciplina e movimentação dos presos internos em unidades do sistema prisional.