Empresa revoluciona o setor funerário com inovações e expansão de serviços
Vacinação contra a gripe tem inicio neste mês
A Secretaria Municipal de Saúde inicia dia 23 de abril, a vacinação contra gripe, dirigida a crianças entre seis meses e menores de cinco anos, idosos acima de 60 anos, gestantes, mães que tiveram filhos há menos de 45 dias (puérperas), trabalhadores de saúde, indígenas.
A meta proposta pelo Ministério da Saúde é vacinar 90% desse público. Há ainda professores, os portadores de doenças crônicas que também serão imunizados durante a Campanha Nacional de Vacinação, mas que não estão contabilizados por se tratar de um público bastante variável.
Em Barretos, todas as Unidades Básicas de Saúde realizarão a vacinação até o dia 1º de junho, conforme o horário de funcionamento de cada unidade.
O dia “D” da campanha acontecerá dia 12 de maio. O público alvo da Campanha de Vacinação é definido pelo Ministério da Saúde, com base nos grupos com maior risco de apresentar complicações decorrentes da gripe.
Documentação
Para receber a vacina em qualquer uma das unidades de saúde de Barretos deve-se apresentar a carteira de vacinação e os seguintes documentos:
- Idosos acima de 60 anos: carteira de identidade;
- Crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade: carteira de vacinação da criança, na ausência apresentar documento.
- Grávidas cartão de pré-natal ou exame que comprove a gestação independentemente da idade gestacional;
- Mulheres até 45 dias após o parto: deverá apresentar qualquer documento que comprove o parto (certidão de nascimento, carteirinha de gestante, documento do hospital onde ocorreu o parto);
- Portadores de doenças crônicas: as pessoas deverão levar a solicitação ou prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina (categoria de risco clínico), não somente constar solicito vacina de gripe,(nesse caso com esse tipo de laudo a vacina não será realizada se não especificar a doença). Para ver a lista completa de doenças crônicas, veja a tabela abaixo.
- Profissionais de saúde e professores: mediante identificação profissional. Exemplo: crachá da instituição onde atua.