Rádio faz parte do cotidiano de 79% da população brasileira, diz pesquisa
Município ganha sete desfibriladores para atender UBSs
A Secretaria Municipal de Saúde, adquiriu nesta semana, sete DEAs (Desfibriladores Externos Automáticos), que estarão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde em benefício à população. Trata-se de um aparelho eletrônico portátil que diagnostica automaticamente as arritmias cardíacas, a desfibrilação ventricular e a taquicardia ventricular em um paciente. Além de diagnosticar, ele é capaz de tratá-las, através da desfibrilação, que consiste em uma aplicação de corrente elétrica que para a arritmia, fazendo com que o coração retome o ciclo cardíaco normal.
O desfibrilador automático externo, utilizado em parada cardiorrespiratória, tem como função identificar o ritmo cardíaco ou fibrilação ventricular, presente em 90% das paradas cardíacas. Efetua a leitura automática do ritmo cardíaco através de pás adesivas no tórax. Deve ser utilizado por profissional que tenha realizado o curso de Suporte Básico de Vida em parada cardíaca. Em Barretos este curso será oferecido pelo Enfermeiro do SAMU, Tiago Everton da Silva, aos profissionais das unidades de saúde.
O investimento para aquisição dos desfibriladores é de R$ 6,8 mil por unidade, totalizando R$ 47,6 mil, provenientes de emenda parlamentar, conquistada pelo deputado estadual Vaz de Lima (PSDB) para Barretos. Os equipamentos estarão disponíveis nas unidades de saúde dos bairros: Los Angeles, Zequinha Amendola, Ibitu, Derby Clube, Christiano Carvalho, CSU e América.
“O aparelho vem complementar o conjunto de equipamentos de emergência disponíveis nas unidades, qualificando, assim, o atendimento aos pacientes.” – ressaltou o secretário municipal de saúde, Alexander Stafy Franco.