Preservação das nascentes: A chave para garantir água e qualidade de vida em Barretos
Cura de doenças move devotos a levar mensagem de Santos Reis
A cinquentenária Companhia de Reis Nossa Senhora Aparecida da Vila Rios foi criada por Geraldo Rodrigues Ferreira, seu embaixador, em cumprimento a promessa feita pela recuperação de uma filha que havia sido desenganada pelos médicos em decorrência de complicações de uma meningite, uma vez atendido, criou a companhia.
Pela graça alcançada, Geraldo criou a companhia com o propósito de levar esperança a outros devotos, e garante que enquanto tiver saúde cumprirá a promessa à risca, anunciando o nascimento de Jesus, recitando versos de fé e orações singelas para não deixar esmorecer a fé nos Santos Reis e no menino Jesus. A companhia mantém a tradição de sair no giro sempre a meia-noite do dia 25 de dezembro e segue até o dia amanhecer. Entre os dias 25 de dezembro a 06 de janeiro saem das 19 às 22 horas.
A festa de chegada é realizada em sua residência sempre no primeiro sábado de janeiro e reúne mais de 800 devotos. Dona Joana, esposa de Geraldo, é a responsável por manter a farda, instrumentos, bandeiras e máscaras sempre limpas e organizadas. Ela também é a responsável por carregar o símbolo que representa a companhia: a bandeira. Já o bisneto Pedro Henrique, 10 anos, é um dos guardas bandeira.
A companhia reúne familiares e amigos unidos pela fé e devoção nos Santos Reis. Eles se apresentarão no próximo domingo (22) no 1º Encontro de Companhias de Reis na Estação Cultural. O evento tem início às 9h00 e é promovido pelo Rotary Club de Barretos.