Invenção de startup do Bruto Valley vira referência na saúde do Brasil

 Invenção de startup do Bruto Valley vira referência na saúde do Brasil

Membro do Bruto Valley, Lucas Mustafá durante entrevista na Rádio Jornal.

Em entrevista para o programa “Café com prosa” com Raphael Dutra na Rádio Jornal, os membros do Bruto Valley, Guilherme Sanchez e Lucas Mustafá, explicaram sobre o foco das startups na comunidade de Barretos. “Quando iniciamos este projeto, ele veio para ser transversal nos três principais eixos da vocação tradicional da cidade: Saúde, Agro e Turismo. No setor da saúde, talvez tenha sido o setor que hoje nós temos a maior concentração das startups, porque foi um setor que nos abriram as portas para a gente poder trabalhar a tecnologia. No segmento do Agro, nós temos algumas empresas que estão se movimentando para abrir as portas para que possamos trabalhar em cima deste setor. Já no Turismo segue na mesma linhagem.” – explica Guilherme.

O apresentador Raphael Dutra lembrou da repercussão no Jornal Nacional da TV Globo de uma tecnologia desenvolvida por um barretense. Lucas Mustafá explica que a startup está inserida na comunidade do Bruto Valley. “Foi desenvolvido uma tecnologia para o metaverso, que é um óculos que te leva para uma realidade virtual. No início ela foi desenvolvida por uma startup de jogos eletrônicos. Um médico do Hospital de Amor conheceu esses óculos e teve a ideia de levar isso para crianças que fazem quimioterapia.” – disse.

Depois disso, teve um aperfeiçoamento e em três meses estavam sendo usados para testes e virou mestrado profissional para validar de forma clínica. “O conceito é simples, o médico ou enfermeiro, que está fora daquela realidade virtual, escolhe o procedimento que vai ser realizado na criança, e o óculos narra de forma lúdica mostra para a criança o procedimento que está sendo realizado. Com o uso dessa realidade virtual a gente consegue diminuir o uso de sedativo em crianças e até mesmo diminuir o tempo de tratamento.” explica Guilherme.

De acordo com os membros do Bruto Valley, esta é uma tecnologia desenvolvida em Barretos e que virou referência em todo país.

Igor Sorente

Relacionado

Ops, você não pode copiar isto!