Emagrecer comendo o que gosta: mito ou verdade?

 Emagrecer comendo o que gosta: mito ou verdade?

Como perder peso seguindo os cinco pilares do emagrecimento saudável.

Existem cinco pilares para o emagrecimento saudável: alimentação regular, atividade física, sono de qualidade, controle de estresse e saúde mental.

A rotina alimentar precisa ser saudável. Devemos nos alimentar, basicamente, com macronutrientes como proteínas, gorduras insaturadas e alimentos de baixo índice glicêmico, mas é preciso também colocar na alimentação os micronutrientes, como vitaminas e minerais facilmente encontrados em comidas naturais. E o principal: ingerir a quantidade diária de água recomendada.

O processo de emagrecimento passa por uma fase de restrição e, como em outros momentos da vida, existem altos e baixos, por isso é preciso seguir os parâmetros indicados para o paciente naquele determinado momento.

Existem alimentos que devem ser restritos para alcançar o emagrecimento, como os carboidratos de alto índice glicêmico, ou seja, açúcares, farináceos e os industrializados que são ricos em gordura trans.

Portanto, dizer que é permitido comer de tudo um pouco e emagrecer ao mesmo tempo é um mito, pois existem alimentos ruins e prejudiciais ao nosso organismo que, mesmo se consumidos em baixa quantidade, como a gordura trans, farão um estrago enorme no organismo.

Em um determinado momento, será possível se permitir aquele “escape” no final de semana em uma fase específica do tratamento, mas desde que pontuais e orientados, o que deve ser analisado caso a caso.

O paciente que está necessitando de um emagrecimento mais importante e com uma meta maior de perda de peso está, consequentemente, em um processo mais complexo e não deve sair da rotina por um bom espaço de tempo ou acabará afetando negativamente os resultados.

Quanto a atividade física, segundo a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), precisamos fazer pelo menos 150 minutos por semana, que seria o mínimo necessário para que nosso organismo tenha um funcionamento mais eficaz, o que corresponde a mais que 50% da semana, ou seja, 4 dias.

O sono, por sua vez equilibra vários hormônios que influenciam no processo de emagrecimento e que, se estiver desregulado causa stress que impacta negativamente na perda de peso, aumentando o hormônio cortisol, fazendo uma resistência insulínica e aumentando os hormônios reguladores do apetite.

A saúde mental nunca foi tão importante como nos últimos tempos, devendo se manter equilibrada para evitar transtornos como ansiedade, depressão, pânico e outros quadros neurológicos agudos que causarão danos no processo de emagrecimento.

Dr. Jorge Rezeck
Médico no Hospital São Jorge e Clínica Unique.
Membro titular da Sociedade Brasileira de Clínica Médica.

Igor Sorente

Relacionado

Ops, você não pode copiar isto!