Rádio faz parte do cotidiano de 79% da população brasileira, diz pesquisa
CVV passa a realizar atendimento 24 horas e gratuito
Uma parceria entre a Fundação Salvador Arena e o CVV (Centro de Valorização da Vida) viabilizou a interligação de chamadas do número 188 que, a partir deste mês, chega a todos os municípios brasileiros de forma gratuita, 24 horas, todos os dias. O CVV é uma organização que oferece apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que queiram e precisem conversar, de forma sigilosa.
O objetivo do projeto conjunto era aumentar a capacidade de atendimento telefônico e, para isso, além do número nacional 188, resultado de convênio com o Ministério da Saúde, o CVV necessitava implantar uma infraestrutura que permitisse a distribuição das ligações. “O projeto foi selecionado pelo Programa de Apoio a Projetos Sociais da Fundação Salvador Arena em 2017 e, a partir daí, teve início o processo de aquisição dos equipamentos para o sistema automático de distribuição de chamadas, que possibilita a interligação de todos os estados do Brasil.” – revela Sérgio Loyola, gerente de Desenvolvimento e Promoção Social da Fundação Salvador Arena.
Para o presidente do CVV, Robert Gellert Paris Junior, “a parceria com a Fundação Salvador Arena foi fundamental para equiparmos todos os postos do CVV com a infraestrutura necessária, viabilizando decisivamente a operação do serviço 188 em todo o país”.
Loyola explica que antes as ligações para o CVV eram realizadas para um número tarifado e local, que poderia estar ocupado no momento da chamada. Hoje, graças a esse sistema fornecido pelo PAPS, as ligações são direcionadas para os voluntários que estiverem com a linha livre, em qualquer lugar do país, garantindo maiores possibilidades de pronto atendimento.
A implantação foi iniciada em setembro do ano passado e logo nas primeiras fases já havia superado as metas de atendimento previstas. Além do telefone, o CVV atende por chat no site (www.cvv.org.br).
Segundo a instituição, mais de 2 milhões de atendimentos foram feitos em 2017 por estes canais, que contam com aproximadamente 2.400 voluntários localizados em 20 Estados.