Proerd forma mais 102 alunos da Rede Municipal de Ensino de Barretos
Em Barretos, farmacêuticos orientam sobre uso racional de medicamentos
No Estado de São Paulo, metade dos casos de intoxicação ocorrem por uso indevido de medicamentos. O problema também é grave em âmbito nacional, onde são registradas duas intoxicações a cada hora pelo mesmo motivo. Ambos os dados são do Sinitox-Fiocruz (Sistema Nacional de Informações Tóxico- Farmacológicas da Fundação Oswaldo Cruz).
O Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos, 5 de maio, foi criado para conscientizar a população quanto aos riscos à saúde que podem ser causados pela automedicação e pelo uso indiscriminado e sem orientação de medicamentos. O farmacêutico é profissional de saúde mais acessível e capacitado que a população pode recorrer para tirar dúvidas sobre prescrições ou sobre o uso de medicamentos.
Para enfatizar a importância do uso racional de medicamentos, o CRF/SP (Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo) promoverá uma ação de conscientização, orientação e serviços de saúde na Praça Francisco Barreto, no sábado (5).
O conceito de uso racional de medicamentos é simples e importante. O medicamento, para fazer o efeito desejado, deve sempre ser prescrito para o paciente por um profissional de saúde habilitado; deve ser usado de acordo com o indicado na prescrição; nos horários corretos, na quantidade receitada e no período de tempo recomendado. Se o paciente tiver alguma dúvida sobre o uso do medicamento ou sobre a prescrição, o farmacêutico pode e deve ser consultado.
Farmacêutico Na Praça
A população que passar pelo local terá acesso gratuito a diversos serviços como a orientação farmacêutica sobre o uso de medicamentos e aferição de pressão arterial (hipertensão).
Serviço
Data: 5 de maio (sábado)
Evento: Farmacêutico na Praça
Local: Praça Francisco Barreto
Horário: 9h00 às 12h00
Atendimento gratuito e aberto à população