Auditor de serviços de saúde defende SUS

 Auditor de serviços de saúde defende SUS

Paulo de Tarso palestrou no Sinsprev. (Foto Aquino José)

Há um desmonte do SUS (Sistema Único de Saúde), segundo o professor Paulo de Tarso Fernandes, enfermeiro do trabalho e auditor de serviços de saúde. Ele veio de Araraquara para participar em Barretos, na manhã de sábado (7), de um debate sobre Vida Digna e Políticas Públicas. O evento foi organizado pela Delegacia Regional do Sinsprev, Fórum Popular de Saúde de Barretos e Instituto Conhecer Cidadania.

Segundo o professor, sem exagero, o SUS é o maior bem do país e deve ser valorizado. É um investimento que evita que a população adoeça, observou ao lembrar os benefícios da vacinação. Frisou que o sistema não é o ideal, que precisa melhorar muito. “Mas é o que temos num país de dimensões continentais”, afirmou.

Paulo de Tarso está preocupado com a saúde da população em virtude dos incêndios em todo o país. A questão ambiental afeta não somente os humanos, mas a flora e a fauna. Criticou o desmatamento e a monocultura. Salientou que é preciso agir rápido para amenizar o problema.

O negacionismo científico com relação à saúde pública também foi uma das questões abordadas no debate. Ele encorajou a todos ao engajamento em ações preventivas de saúde. Também defendeu a ampliação do Programa Saúde da Família.

Aquino José

Relacionado

Ops, você não pode copiar isto!