Barretos oferece transporte gratuito no segundo domingo de Enem
Sessão Solene da Câmara de Barretos concede títulos de cidadania a Quirino dos Reis Silveira e Benedito Godêncio Faria
Em uma sessão solene realizada na noite de quinta-feira (1º), a Câmara Municipal de Barretos homenageou o balconista de farmácia, Quirino dos Reis Silveira, e o árbitro de futebol, Benedito Godêncio Faria, com os Títulos de Cidadania Barretense. Quirino Silveira foi agraciado com o Título de Cidadão Honorário, enquanto Benedito Faria recebeu o Título de Cidadão Benemérito.
As homenagens foram propostas pelo vereador Dr. Chafei Amsei (MDB), através dos Projetos de Decreto Legislativo nº 39/2023, referente a Benedito Godêncio Faria, e nº 8/2024, referente a Quirino dos Reis Silveira. Ambos os projetos foram aprovados por unanimidade pelos vereadores.
Familiares e amigos dos homenageados estiveram presentes para acompanhar a cerimônia. Além disso, vídeos com depoimentos de outros amigos e familiares que não puderam comparecer foram exibidos no telão, emocionando os presentes.
A solenidade foi transmitida ao vivo pela TV Câmara no canal 31.3.
Conheça mais sobre os homenageados:
Quirino dos Reis Silveira
Quirino dos Reis Silveira, de 79 anos, nasceu na zona rural de Cássia (MG). Filho de Benedita Maria da Silveira e Francisco Batista da Silveira, tem 12 irmãos. Casado há 50 anos com Maria das Graças Rodrigues Silveira, é pai de dois filhos, a professora Priscila Rodrigues Silveira Cabral e o assistente social Quirino dos Reis Silveira Junior, além de avô de seis netos.
Quirino mudou-se para Barretos aos quatro anos de idade. Iniciou sua vida profissional aos sete anos em uma rede de farmácias para ajudar no sustento da família. Aos oito anos, começou a trabalhar na Farmácia Paulista, onde permaneceu até os 28 anos. Em 1980, ingressou na Rede Drogadada e, embora tenha se aposentado oficialmente em 1997, continua atuando como balconista até hoje, dedicando sua vida ao atendimento dos barretenses.
Benedito Godêncio Faria
Benedito Godêncio Faria, de 81 anos, é natural de Barretos/SP. Filho de Jerônimo Gaudêncio de Faria e Maria Aparecida Fonseca de Faria, foi casado por 56 anos com Robertina Souza de Faria (em memória). O casal teve quatro filhos, Antonio Cesar Souza de Faria, Julio Cesar Souza de Faria, Maria Regina Souza de Faria e Glaucia Souza de Faria, dois netos, Felipe Cesar Souza de Carvalho e Maurício Alexandre, e uma bisneta, Safira Linhares Faria.
Faria se mudou para São Paulo aos 13 anos, onde estudou e se tornou atleta esportivo, qualificando-se como árbitro de futebol de campo e futsal. Há 50 anos, presta serviços à Liga Barretense de Futebol e, nos últimos 32 anos, atua como árbitro na Taça EPTV de Futsal, representando Barretos com destaque.
A cerimônia na Câmara Municipal de Barretos reforça o reconhecimento da cidade a dois cidadãos que, através de suas trajetórias profissionais e pessoais, contribuíram significativamente para a comunidade barretense.