Crea-SP reúne empresas e concessionárias para discutir fiscalização de energia fotovoltaica
O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (Crea-SP) realiza na próxima segunda-feira (13/11), às 9h, uma reunião com empresas e concessionárias do setor de energia fotovoltaica. O objetivo é discutir a fiscalização profissional em serviços relacionados à implantação e manutenção de sistemas de mini e microgeração de energia renováveis.
O encontro será realizado na sede do Crea-SP, na Avenida Angélica, 2.364, no bairro da Consolação, em São Paulo. A participação é gratuita e limitada, mas profissionais interessados podem se inscrever on-line.
O objetivo da reunião é levantar quais são as atividades exercidas pelas empresas e concessionárias do setor para, a partir dessas informações, elaborar um manual orientativo de como os agentes fiscais devem atuar em campo.
“Com o rápido crescimento do mercado solar, acidentes com instalações tornaram-se frequentes, por conta de profissionais não habilitados. Preocupados com isso, estamos tomando algumas decisões e fazendo várias intervenções em empresas de instalações elétricas de uma maneira geral”, explica o engenheiro Paulo Takeyama, coordenador adjunto do Comitê Multidisciplinar de Fontes de Energias Renováveis do Crea-SP.
O Crea-SP acredita que a participação dos profissionais do setor na elaboração do manual será fundamental para garantir a qualidade da fiscalização e a segurança das instalações de energia fotovoltaica.