Rádio faz parte do cotidiano de 79% da população brasileira, diz pesquisa
Silvio Vaz prepara jovens para o futuro e planeja turismo em Jaborandi
O prefeito de Jaborandi, Silvio Vaz de Almeida (POD), em entrevista ao programa “Café com prosa”, com Raphael Dutra, na Rádio Jornal, contou um pouco mais sobre sua gestão na cidade. O primeiro e importante tema tratado na entrevista, foi a respeito da vicinal que liga Barretos a Jaborandi. “Assim que eu assumi a gestão de prefeito, a primeira coisa que eu fiz, foi reunir os agricultores e as usinas da região e dizer que era necessário fazer um projeto para aquela área da vicinal. Alguns até me questionaram se realmente daria certo, e eu fui claro com todos, ‘eu não garanto que vai sair o dinheiro, mas se a gente não tentar, realmente não vai dar certo.'”
E assim apresentou o plano para o governo estadual e conseguiu aprovação de R$ 52 milhões. “É uma reivindicação de 50 anos.” – destaca o prefeito.
Turismo
Silvio fala dos planos para Jaborandi e enfatiza que a cidade tem uma dádiva, pois está margeada pelo Rio Pardo, onde de acordo com ele, é o melhor lugar para se praticar a pesca na região. “Quero promover muito essa prática de pesca esportiva, naquela área da cidade.” – diz.
Futuro dos Jovens
Relacionado à educação dos jovens, que é uma questão muito defendida pelo prefeito de Jaborandi, ele fala da criação de um centro tecnológico na cidade. “Algum tempo atrás, nós vimos que tínhamos um espaço perdido, que não estava sendo usado e foi aí que nós decidimos criar o centro. Lá é um espaço, para que os jovens que estão sendo contratados por empresas, através dos cursos que nós disponibilizamos, podem trabalhar dali remotamente. Os notebooks que os jovens usarão pra trabalhar, serão gratuitos e já estão todos no local para eles trabalharem” – afirma ele.
Ainda dando continuidade no assunto da educação e trabalho dos jovens, Silvio fala que já estão fechando parceria com empresas, que irão bancar o curso dos jovens e logo após a formatura, eles irão sair de carteira assinada. “Nos estamos fechando parceria com empresa Shopper, que irá custear o curso necessário para preencher os requisitos da empresa, de cinco jovens e após a formação deste curso, eles irão com sair contratados pela empresa.
Interesse turístico
O prefeito da cidade ainda revela que está trabalhando, para que Jaborandi, se torne um município de interesse turístico. Ele cita como exemplo as cidades, de Olimpia e Barretos. “Eu quero fazer Jaborandi, ser de interesse turístico, pois ao nosso redor já temos algumas cidades. Já estamos trabalhando para realizar a construção de uma “Praia Artificial” na entrada da cidade. Estou fazendo um “Hotel Escola”, onde iremos preparar os jovens da cidade para o mercado de trabalho. Realizar também a criação de um “Museu de Artes Rurais”, onde será inédito na região. Nós temos também um centro esportivo, onde pode ser praticado esportes de quase todas as modalidades” – afirma.
Também ressalta o projeto do “Maior Vaso Plantado do Mundo”. “Nós já realizamos o projeto e estamos nos preparando para realizar a construção. Atualmente, o maior vaso do mundo, está localizado na China, com oito metros e meio, porém não é um vaso plantado. No início eu pensei em fazer apenas de seis metros e meio, porém agora já está nos projetos, um vaso de 9 metros, pois plantado ou não plantado, será o maior do mundo. E nesse vaso, nós iremos plantar uma jabuticabeira, então as pessoas irão ter acesso a esse vaso, elas vão subir por uma escadaria e que terá uma plataforma, onde irão poder ingerir a jaboticaba, diretamente deste pé.” – explica
Silvio Vaz ainda revela, que com a construção deste vaso, eles irão entrar para o “Guinness World Records”, conhecido como Livro dos Recordes. “Seremos o maior do mundo e com isso, a cidade de Jaborandi, irá entrar na lista de um ponto de interesse turístico.” – completa ele.
Moradias populares
Durante a entrevista, Silvio, é questionado sobre as moradias populares, que atualmente então sendo construídas apenas 71 casas através da CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo). A questão levantada, é se essa quantidade de casas, que estão sendo construídas, serão necessárias para suprir a necessidade do município ou vão ter que ser realizar novas construções.
“Eu acredito que será necessário sim, a construção de novos imóveis, porém, eu tenho medo. O meu objetivo, não é crescer a cidade em quantidade e sim em qualidade. Eu quero elevar o nível salarial da cidade, elevar o nível de qualificação.” – disse Silvio.