Rádio faz parte do cotidiano de 79% da população brasileira, diz pesquisa
Dutra busca alternativa para resolver a crise do lixo
A implantação de usina de reciclagem de resíduos sólidos na cidade com geração de energia é requerimento apresentado pelo vereador Raphael Dutra (PSDB) na sessão desta segunda-feira (15) na Câmara Municipal de Barretos. O parlamentar sugere a PPP (Parceria Público-Privada) para a eficiência do funcionamento. Atualmente são produzidos pelo menos 3 mil toneladas de lixo por mês pela população barretense que é depositada no aterro sanitário.
Justifica que é preciso aliar tecnologias e políticas públicas para promover o reaproveitamento dos resíduos e a quase inutilização dos aterros. “A construção da usina de lixo trará vantagens tanto para o meio ambiente quanto para a população. Depois de finalizado, o empreendimento contribuirá para a geração de empregos na região e para o desenvolvimento de tecnologias eficientes, trazendo processos sustentáveis e riqueza à cidade em que a usina for implementada.” – destaca Dutra.
Segundo Dutra, entre as principais vantagens ambientais das usinas estão a redução de emissões de gases estufa, controle das emissões com impacto ambiental mínimo, ausência de chorume e contaminação dos solos, águas e lençóis freáticos, redução de combustível para transporte e menor impacto ambiental.
A reportagem apurou que a geração de energia do lixo é uma tecnologia testada e comprovada. Considerada uma energia limpa, ela reduz a dependência de combustíveis fósseis e complementa a reciclagem.
Dutra salienta que o município precisa buscar uma solução para o lixo. Ressalta que o aterro sanitário está com vida útil comprometida e não é mais suficiente para suprir a demanda do lixo urbano. Lembra que a Justiça multou e interditou o aterro em 2015.
Fonte: Igor Sorente/ Seven Press