Discussões acaloradas sobre aumento de subsídios mobilizam vereadores em Barretos
Banco de Remédios é alternativa para quem precisa de medicamentos
Projeto de Lei do vereador Raphael Dutra (PSDB), que dispõe sobre a criação do Banco de Medicamentos do município pode formar estoque vindo de doações de pessoas físicas e jurídicas e oferece uma alternativa aos pacientes que precisam de medicamentos, mas não tem recursos financeiros para adquiri-los.
Dutra explica que é de conhecimento público o preço elevado de certos medicamentos e, embora exista a distribuição gratuita realizada por parte do Poder Público, muitas vezes não dá pra suprir toda a demanda da população. De acordo com o vereador, é comum encontrar em residências e nas redes de farmácias muitos medicamentos que não são utilizados na totalidade de suas respectivas embalagens, o que os torna impróprios para o consumo por conta do prazo de validade. A ideia central do projeto seria a doação desses remédios para quem precisa por meio do Banco de Medicamentos.
“O projeto busca dar novo destino a esses medicamentos, incentivando uma cultura de doação que viabilize uma cobertura maior de medicamentos à população de Barretos, sempre passando por um rigoroso processo de triagem antes do repasse dos remédios.” – comenta o vereador na justificativa do projeto que já funciona em cidades como Porto Alegre e São Paulo.
De acordo com o projeto, o estoque de medicamentos ficará disponível, de forma gratuita, à população de Barretos, observadas as exigências legais para a obtenção dos produtos. Os medicamentos doados devem estar em bom estado de conservação, inclusive da embalagem, contendo bula e prazo mínimo de 40 dias antes da data de vencimento.