Famílias contra abuso infantil: livro conscientiza crianças e adultos

 Famílias contra abuso infantil: livro conscientiza crianças e adultos

Lutar por um mundo mais seguro para as crianças. Esse é o compromisso da compositora e escritora Elisa Gatti, conhecida nas redes sociais como a “Mãe Musical”, que aborda a temática no livro Carinho não pode ser segredo. Resultado de uma música criada pela influenciadora digital, a obra é uma nova ferramenta para auxiliar pais, responsáveis e educadores a conversarem sobre segurança pessoal com os pequenos e proporcionar conhecimento de uma forma singela.

Publicado pela editora multilíngue Tudo! Editora, o lançamento literário conta com ilustrações coloridas e vibrantes de Rita Silva. Entre as páginas, há vários personagens que representam as diferentes realidades dos leitores: pessoas brancas e negras, com vitiligo e com deficiência física, além de famílias multirraciais. Essas imagens repletas de diversidade se unem à linguagem acessível para conscientizar crianças sobre o tema sensível – abuso infantil –  sem tirar a ludicidade e a leveza das contações de histórias.

Toda criança tem que aprender que o seu corpinho é muito precioso.
Mas, com algumas partes, a gente tem que ser ainda mais atento
e mais cuidadoso. Carinho não pode ser segredo. Carinho não
pode te dar medo.
 (Carinho não pode ser segredo, pgs. 4 a 12)

No final da obra, há sete orientações importantes para ensinar adultos a conversarem sobre segurança pessoal com os pequenos. As instruções, elaboradas pela psicóloga infantil Marcela Ondei, atravessam questões como a importância de nomear as partes do corpo, criar ambientes seguros para que a criança sinta-se confortável em relatar experiências desconfortáveis e buscar orientação de especialistas quando necessário.

Além de ser uma ação multiartística com música e livro, o projeto ainda ganha um videoclipe com arranjo e voz de 60 crianças da Nação Valquírias, organização não governamental que acolhe mulheres e seus filhos em situação de vulnerabilidade social. O projeto também tem endosso de Luciana Temer, diretora presidente do Instituto Liberta, que combate à violência sexual contra jovens.

Em 2023, a canção viralizou nas redes sociais e alcançou mais de 6 milhões de visualizações. “Agora com o livro, tornou-se um movimento. Um movimento que pode conscientizar a sociedade sobre o abuso e assédio infantil de um jeito leve. As ilustrações vibrantes, o texto em versos que fala a língua da criança e um QR code para a música no Spotify no final transformam esse livro numa oportunidade de troca entre adultos e crianças ao redor desse tema tão necessário”, explica Elisa Gatti.

Redação

Relacionado

Ops, você não pode copiar isto!