5G liberado em todo o Estado de SP; população pode pedir troca gratuita das antenas parabólicas

 5G liberado em todo o Estado de SP; população pode pedir troca gratuita das antenas parabólicas

Imagem: Thinkstock

A partir desta segunda-feira (4), a ativação da internet 5G está liberada em todas as 645 cidades do Estado de São Paulo. Este é o primeiro passo para a chegada do 5G aos municípios que ainda não possuem a tecnologia.

Para que as operadoras possam instalar os novos equipamentos e oferecer o serviço, é preciso que os municípios atualizem a chamada “lei das antenas”. Algumas cidades já concluíram esse processo, mas outras ainda precisam fazer as alterações.

A população de qualquer cidade também pode pedir a troca gratuita das antenas parabólicas de TV tradicionais pelas digitais. O procedimento é necessário porque, até o fim de 2024, o sinal dos equipamentos antigos será desligado para evitar interferências com o 5G.

Para ter acesso à antena digital sem custos, a pessoa ou família precisa ser beneficiária de algum programa social do Governo Federal e registrada no Cadastro Único.

O Governo de São Paulo está trabalhando para incentivar e apoiar as prefeituras na realização de campanhas para informar o cidadão sobre a necessidade da troca das antenas parabólicas tradicionais.

A chegada do 5G ao Estado de São Paulo deve trazer benefícios para diversos setores, como saúde, educação, segurança e mobilidade.

Redação

Relacionado

Ops, você não pode copiar isto!