Simpósio de educação inclusiva reúne mais de 400 pessoas em Barretos

 Simpósio de educação inclusiva reúne mais de 400 pessoas em Barretos

O Simpósio de Educação Inclusiva 2023 reuniu cerca de 400 pessoas na noite de segunda-feira (19) para discutir os desafios da inclusão escolar das pessoas com deficiência. Promovido pela prefeitura de Barretos, por meio da Secretaria Municipal de Educação, o evento foi realizado na FACISB (Faculdade de Ciências da Saúde de Barretos Dr. Paulo Prata).

A secretária de educação, Jéssica Maria Dos Santos, destacou que Barretos é referência em educação inclusiva. “O que é oferecido pela educação inclusiva em Barretos é bastante diferenciado em relação a outras redes. Essa é uma história que não se constrói do dia para a noite, é construída todos os dias e vem sendo fortalecida por cada um de vocês. Hoje nós temos um grupo de profissionais de Atendimento Educacional Especializado (AEE), quase todo efetivo, treinamentos em libras, braile, além de convênios com instituições muito referenciadas”, comentou.

O simpósio também foi marcado por homenagens à Coordenadora Pedagógica do Núcleo de Educação Inclusiva, Maria Alice Duarte, que se aposentará compulsoriamente nos próximos dias. Um vídeo exibido no evento mostrou depoimentos emocionantes de alunos, ex-alunos, mães, filhos e netos.

Jéssica Santos também leu um texto em homenagem à profissional que é referência em educação inclusiva em Barretos. “A história da educação inclusiva de Barretos se funde à história profissional da Maria Alice e de tantos outros profissionais que sempre se dedicaram a esta carreira, a essa causa”, reforçou a secretária.

Maria Alice agradeceu o carinho e deixou um recado para os colegas. “Eu não poderia deixar de agradecer a essa minha equipe. Eu sinto muito por não estar mais junto dos EPAs, dos HTPCs, cobrando portfólios, mas vocês vão no meu coração. Conto com vocês sempre e vocês sempre podem contar comigo também. Continuem, não abaixem, aquilo que vocês aprenderam ponham em prática, não ouçam quem nunca soube nada de inclusão. Achismo não cabe na educação”.

O evento contou ainda com a participação da Defensora Pública Daniela Ita, da supervisora de ensino Marlene Fachin, apresentação da musicoterapeuta Leticia Lima Dionizio Borges e palestra com a Dra. Renata Flores Tibiriçá, com o tema “Os desafios dos apoios para garantia da inclusão escolar das pessoas com deficiência”.

Redação

Relacionado

Ops, você não pode copiar isto!