Proerd forma mais 102 alunos da Rede Municipal de Ensino de Barretos
Prefeitura investe em equipamentos para a Ronda Municipal e em capacitação dos Agentes de Segurança
A prefeitura de Barretos, por meio da Secretaria Municipal de Ordem Pública, iniciou em 2022 um plano de investimentos na Ronda Municipal com os objetivos de valorizar e capacitar os Agentes de Segurança e equipar o departamento.
Uma das primeiras iniciativas foi a alteração do padrão salarial dos servidores. Em 2022, o salário base da categoria passou da referência 22 para 25; o que se repetiu em fevereiro deste ano, quando um novo ato do Executivo elevou o patamar da remuneração para 28, registrando um aumento superior a 9%.
Sobre o vencimento base dos servidores da Ronda Municipal, há também o adicional de peculiaridade de 30%, mediante avaliação e aprovação do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (Sesmt), que para um Agente de Segurança em início de carreira, sem progressões, passou a ser de R$ 876,39.
Base de Operação
O conforto no ambiente de trabalho também integra as ações de valorização da Ronda Municipal, que passou a ter uma própria base de operação. “Quando a Ronda Municipal foi criada lá no passado, não se pensou em uma base. O local dispõe de áreas de conforto, com sofás, camas confeccionadas pela Carpintaria da Prefeitura, além de colchões para que possam permanecer em momentos de descanso, com quartos e banheiros separados para homens e mulheres”, explicou o secretário de Ordem Pública, Luiz de Matos.
Colete balístico e equipamentos
Também em 2022, a atual Administração investiu em equipamentos ao adquirir coletes balísticos e lanternas de longo alcance à Ronda Municipal. “São itens que os Agentes de Segurança nunca tiveram e que fazem uma grande diferença no desempenho de suas funções, pois com mais segurança é possível atuar com mais eficiência”, ressaltou Matos, que destacou, ainda, a confecção de novos uniformes. “Entregamos uma remessa no início do ano e a segunda já está ficando pronta”, informou.
O secretário também esclareceu que está em andamento o processo de compra de novas unidades de spray de gengibre, já que o de pimenta líquida é um item de uso controlado pelo Exército e não existe permissão para a aquisição desse material para a Ronda Municipal.
Atualização de conhecimento
Está em andamento o primeiro curso de ‘Abordagem Pessoal e Comunicação’, voltado especialmente para treinar a atuação de Agentes de Segurança que não utilizam arma, caso da Ronda Municipal de Barretos.
O secretário fez questão de ressaltar que, conforme a Lei que trata de criação da Ronda Municipal de Barretos, as atribuições dos Agentes de Segurança são: zelar pelo patrimônio público, prédios públicos, fazer a segurança dos bens e controle de acesso de pessoas, assegurando a ordem dos locais públicos.