COMIR preocupado com racismo nas escolas

 COMIR preocupado com racismo nas escolas

Ana Paula Ferreira na tribuna da Câmara de Barretos. / Foto: Aquino José

“Infelizmente, em Barretos, estamos tendo muitos casos de crianças que estão sofrendo racismo nas escolas”, afirmou Ana Paula Ferreira, presidente do COMIR (Conselho Municipal de Igualdade Racial), durante solenidade sobre a Consciência Negra, realizada na noite de quinta-feira (8), na Câmara Municipal.

A presidente revelou ainda que há alguns casos de intolerância religiosa nas escolas de ensino fundamental II. Os estabelecimentos pedem a interferência do COMIR para conversar com as crianças a fim de que possam entender os seus limites.

Segundo Ana Paula Ferreira, a criança apenas reproduz o racismo e precisa ser corrigida e orientada, para que as próximas gerações tenham um novo olhar sobre a questão. Lembrou que racismo é crime e pode destruir a saúde mental da pessoa que é vítima. Ele adoece a vítima e o agressor, explicou.

Ela defendeu o diálogo familiar como forma para explicar as razões desta violência e agressão. A consciência racial é um combate ao racismo estrutural, salientou.

Para Ana Paula Ferreira, a sociedade está abraçando a causa, prestando mais atenção principalmente na questão do racismo. “Nosso movimento está fazendo diferença principalmente na vida das crianças”, afirmou.

Aquino José

Relacionado

Ops, você não pode copiar isto!