Discussões acaloradas sobre aumento de subsídios mobilizam vereadores em Barretos
Verba da Educação para entidades parceiras é mais que dobrada em dois anos
Os convênios assinados neste mês de julho entre a Prefeitura de Barretos e as entidades que trabalham com Educação Infantil cadastradas no município preveem repasses de até R$ 4.300,00 por criança matriculada, a partir de agosto deste ano, valor com base nos recursos repassados pelo FUNDEB (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação) por aluno. Um aumento significativo no repasse, que vai permitir o aumento real do atendimento, que hoje é de 532 crianças de zero a três anos de idade atendidas nessas entidades através do Convênio com a Secretaria Municipal de Educação.
Desde 2017 quando houve a garantia de isonomia entre todas as entidades de Educação Infantil conveniadas, que passaram a receber o mesmo valor por aluno, o aumento vem acontecendo de maneira gradativa, desde então, e chega a 222,73% em alguns casos, como da entidade Nossa Casinha, que recebia o menor valor por aluno em 2017, de R$ 1.930,54. “A remuneração mais justa motiva a continuidade dos trabalhos e garante ainda mais qualidade, uma vez que funcionários trabalham com alegria.” – ressaltou a presidente da entidade, Madalena Almado.
O prefeito Guilherme Ávila destacou o importante trabalho realizado pelas seis entidades conveniadas. “Temos investido muito na educação, pois temos a certeza de que esse é o caminho para uma Barretos melhor num futuro próximo. A rede municipal vem recebendo elogios com o material didático Anglo e com a qualidade das escolas, que receberam novos móveis, equipamentos e reformas, mas o trabalho realizado pelas entidades na educação infantil é fundamental para a cidade, pois supre uma demanda grande com qualidade, por isso reconhecer esse trabalho é investir com verbas mais justas.” – comentou.
“Reconhecemos e enaltecemos o importante trabalho desenvolvido pelas nossas Entidades e essa valorização tem como finalidade continuar oferecendo Educação de qualidade para todos as crianças do município.” – enfatizou a secretária municipal de Educação, Valéria Recco.