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Governo deve publicar neste mês validade jurídica da carteira de trabalho eletrônica
O Ministério da Economia vai publicar ainda neste mês uma portaria para dar validade jurídica da carteira de trabalho eletrônica. Na prática, o documento vai dizer como será a transferência das informações contidas na atual carteira de trabalho de papel para o meio eletrônico.
De acordo com o secretário adjunto do Trabalho, Ricardo Moreira, o objetivo é que a transição do documento em papel para o meio digital seja feita de forma tranquila. Ele explica que a carteira de trabalho eletrônica não é novidade e já existe há algum tempo. Com o documento eletrônico, as empresas vão poder fazer anotações digitalmente, ou seja, os trabalhadores não vão precisar entregar a carteira de trabalho física. E a pessoa pode ser contratada apresentando apenas o número do CPF. O secretário aponta outras vantagens.
Quem quiser solicitar uma carteira de trabalho digital é só procurar na loja de aplicativos do próprio celular por “Carteira de Trabalho Digital” e baixar. Depois, o usuário poderá acessar uma das quatro opções: entrar, solicitar 1ª via, solicitar 2ª via e perguntas frequentes.
Quem ainda não tiver senha, precisa criar uma, clicando em Primeiro Acesso em (https://portalcidadao.dataprev.gov.br/) ou, se cadastrar.
O Ministério da Economia informa ainda que a troca está ocorrendo de forma gradual. Mais informações podem ser encontradas no site da pasta.