Discussões acaloradas sobre aumento de subsídios mobilizam vereadores em Barretos
Cabide Solidário, iniciativa do Senac Barretos, estimula consumo consciente
“Se precisar pegue, se sobrar doe”. Simples e direto. É assim que se apresenta o Cabide Solidário, projeto do Programa Ecoeficiência do Senac Barretos, administrado pelos alunos da Aprendizagem, responsáveis pela divulgação e ações com o público. Desde outubro de 2018, eles organizam no pátio da unidade, um cabide com peças de roupas e calçados, trabalhando o consumo consciente. O objetivo é propiciar a troca de peças em bom estado. Todo aluno ou funcionário pode levar a peça que quiser ou precisar.
O projeto é administrado pelos próprios alunos, que se responsabilizam pelo recebimento e análise das roupas e calçados, além da divulgação e orientação dentro da unidade. As peças que não vão para o cabide, são encaminhadas para a Casa de Passagem de Barretos.
“Recebemos muitas peças e os alunos estão empolgados com a resposta ao projeto. Como no começo surgiram dúvidas sobre quem poderia dispor do cabide, a turma optou por espalhar a iniciativa pela unidade. Deixamos peças nos banheiros, escadas e outros espaços, dessa forma elas começaram a ser levadas.” – conta Lizandra Pereira Ferraz, responsável pelo Programa Ecoeficiência. Ela acrescenta que a ideia é envolver a comunidade, disponibilizando o cabide para que a população se sinta à vontade em se aproximar e participar.
“Essa é uma ação permanente, que pretende a interação com a comunidade justamente para refletir sobre a necessidade de um consumo mais consciente. Não é apenas levar para casa e acumular peças de roupas e sapatos, mas refletir sobre a verdadeira necessidade dessa aquisição.” – salienta Emerson Mello dos Santos, gerente do Senac Barretos.
A primeira experiência do Cabide Solidário aberto à comunidade foi em janeiro, quando o Senac Barretos levou a iniciativa ao Hospital de Amor. “Ficamos por quatro horas no hall de entrada, por onde circulam muitas pessoas de todos os lugares do país, e rapidamente as pessoas foram se aproximando e interagindo. Duas horas depois, uma pessoa chegou com duas sacolas em doação.” – conclui Lizandra.
Quem quiser conhecer mais sobre o projeto pode ir até a unidade, que fica na Avenida 21, 87, no Centro. O Senac Barretos funciona de segunda a sexta-feira, das 8h00 às 21h00, e aos sábados, das 8h00 às 14h00.
Serviço:
Senac Barretos
Endereço: Av. 21, 087, Oriente, Barretos, SP
Informações: www.sp.senac.com.br/barretos