Proerd forma mais 102 alunos da Rede Municipal de Ensino de Barretos
Berranteiro sai de Barretos para se aventurar pelas Américas
O engenheiro civil Pedro Henrique Biondo Matias, 29 anos, berranteiro, está se preparando para o que considera a maior loucura de sua vida. Viajar do Brasil aos Estados Unidos para divulgar a cultura do berrante e os costumes sertanejos brasileiros.
A ideia é sair de Barretos no encerramento da 68ª Festa do Peão de Boiadeiro, atravessando vários estados e países até chegar ao território estadunidense. Na ida, o berranteiro vai acompanhado de um cão da raça border collie, o Bastião, numa caminhonete Ford F1000, adaptada para a viagem. O retorno será no lombo de mulas e a chegada no Parque do Peão, durante o evento barretense, em 2025.
Pedro Henrique Biondo Matias planeja a viagem há dois anos. O projeto conta com o apadrinhamento do Cavaleiro das Américas, Filipe Masetti Leite, que realizou jornada semelhante. Também tem o apoio da Associação Os Independentes.
Nascido em Santo André, SP, e criado pelos avós em Orindiúva, SP, Pedro Henrique Biondo Matias é tricampeão do concurso de Berrante na Festa do Peão de Boiadeiro e no Muar do Sertão, em Barretos, Ele ganhou o “brinquedo” ainda criança e foi aprendendo a tocar o instrumento com o passar dos anos. “Nunca acompanhei uma boiada”, confessa. Mas aprendeu a técnica de execução do berrante.
O aventureiro Pedro Henrique Biondo Matias pretende divulgar momentos interessantes da viagem através de seu canal no YouTube. Chamado de Berranteiro das Américas, ele confirma presença no concurso de berrante durante a Queima do Alho, no Ponto de Pouso, no Parque do Peão, em Barretos, no dia 20 de agosto (domingo).