Proerd forma mais 102 alunos da Rede Municipal de Ensino de Barretos
APAB tem uma camisa de peso em Barretos, afirma presidente
Os times de basquete de Barretos através da APAB trouxeram muitas conquistas e resultados para o município, mas por falta de incentivos e patrocínios, a Associação regrediu muitas vezes. A presidente Thaís Soares recorda que em 2014 e 2015 a APAB chegou na elite do campeonato no Brasil, jogando na LBF (Liga de Basquete Feminino). Nesse período chegamos a atuar nesta liga, fomos bem na competição, mas infelizmente tivemos que recuar por falta de patrocínio e incentivo, pois fazer esporte demanda dinheiro. Vieram atletas dos Estados Unidos para competir, mas infelizmente tivemos que regredir.” – ressalta ela que participou do programa “Café com prosa” na Rádio Jornal.
Thaís Soares foi convidada para participar do programa a convite do apresentador Raphael Dutra.
Ela enfatiza que Barretos tem sua sua história no basquete e uma camisa de peso, porém, por falta de incentivo, isso acabou sendo esquecido. Ela relembra que a equipe barretense, através da Escola Estadual Paulina Nunes de Moraes, disputou títulos mundiais, representando o Barretos e o Brasil. “Em 2015, eu fui como atleta, para França, juntamente com outras meninas da cidade, através da escola, disputar um título mundial”. – destaca
O presente e o futuro
Atualmente a APAB tem duas categorias femininas que disputam o Campeonato Paulista de Basquete Feminino, sendo elas Sub-18 e Sub-16. A competição é organizada pela FPB (Federação Paulista de Basquete) e aproxima-se do fim do primeiro turno.
Além do cenário competitivo, Thais conta que a APAB trabalha na formação de jovens talentos, através da implantação de projetos nas escolas e núcleos espalhados pela cidade. Essas iniciativas visam proporcionar às crianças e adolescentes a oportunidade de aprender e se apaixonar pelo basquete desde cedo, pensando no futuro da modalidade.
Thaís explica que os treinos e os jogos das equipes de basquete feminino da APAB são realizados no CEMEP do bairro América. Já as equipes masculinas treinam no CEMEP do bairro Pimenta.
Bolsa de estudos
A presidente Thaís Soares já foi atleta da APAB e lembrou dos campeonatos que disputou. Falou também que foi graças ao basquete que conseguiu uma bolsa de estudos e se formou em Direito e hoje atua como advogada em escritório de Barretos. “Também sou técnica das equipes femininas da associação, juntamente com a Cynthia Alves, onde disputamos o Campeonato Paulista Feminino de Basquete.” – frisa.
Projetos
Após ser questionada pelo apresentador Raphael Dutra, a presidente da APAB destacou outros trabalhos que a Associação vem realizando no município. Thaís explica que o foco é o basquete, mas também atua em outros projetos culturais na cidade e em outras localidades. “Através de parcerias, disponibilizamos aulas de ginástica e zumba para as mulheres, aulas de 3 tambores e coordenamos o projeto “Viola & Canturia”, que acontece no Mercadão Municipal em Barretos.” – aponta.
Conheça
APAB (Associação de Pais e Amigos do Basquete)
Instagram: @apabbarretos
Endereço: Av. Sacadura Cabral, nº 1936, Vila Rios, Barretos – SP
WhatsApp: (17) 9 97274458
Site: apabbarretos.com.br