Barretos participa da Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional

 Barretos participa da Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional

Fotos: Divulgação Governo Federal

A cidade de Barretos foi representada na “6ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional – Erradicar a fome e garantir direitos com comida de verdade, democracia e equidade”, realizada em Brasília no início deste mês. A comitiva regional foi composta por Jussara Mega, coordenadora da Comissão Regional de Segurança e Nutricional, Felipe Gabriel de Sousa, Tadeu Pavani, de Bebedouro e Elynes Salomão Antonelli, diretora municipal de Agricultura e Abastecimento de Guaíra.

“Foi mais uma etapa de discussões relevantes, depois das que já ocorreram ao longo do ano nos estados e nos municípios. Neste ano, tivemos um momento muito importante em Barretos, em setembro, quando o município sediou a Conferência Estadual. Na ocasião, a prefeita Paula Lemos e a secretária municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Graça Lemos, participaram da abertura da Conferência”, ressaltou Jussara.

A coordenadora da comissão regional destacou que a principal proposta na Conferência Nacional foi sobre a retomada da implementação do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN), além do destaque para a programação da valorização de Culturas Alimentares de povos, agricultores familiares e Trabalhadores Urbanos e Rurais.

“A retomada do SISAN é fundamental para garantir a segurança alimentar e nutricional da população brasileira. O sistema é um importante instrumento de planejamento, coordenação e execução de políticas públicas para a garantia do direito à alimentação adequada”, afirmou Jussara.

“A valorização de culturas alimentares também é uma questão importante. Temos que garantir o acesso a alimentos saudáveis e culturalmente relevantes para a população”, completou.

A Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional é um importante espaço de debate e construção de propostas para o enfrentamento da fome e da insegurança alimentar no Brasil. O evento é realizado a cada quatro anos e reúne representantes da sociedade civil, do governo e do setor privado.

Guilherme Aparecido

Relacionado

Ops, você não pode copiar isto!