Foco e motivação: a chave para traçar objetivos palpáveis e alcançar metas reais

 Foco e motivação: a chave para traçar objetivos palpáveis e alcançar metas reais

Dr. Jorge Rezeck é médico no Hospital São Jorge e Clínica Unique Barretos.

Digiqole ad

Para alcançar resultados na vida, é preciso foco e disciplina, mas todos nós sabemos que não acordaremos motivados todos os dias a fazer o que precisa ser feito. E é por isso que a disciplina é tão importante em qualquer processo que resolvemos adotar para nossas vidas, principalmente aqueles que trarão transformações a longo prazo, como é o caso da dieta e da prática de atividades físicas, ou resumindo, a adoção de um estilo de vida mais saudável.

E é interessante que tudo isso pode ser utilizado para qualquer área da vida, seja pessoal, profissional, em busca de melhores hábitos de saúde e até mesmo para emagrecer e alcançar uma melhor performance física.

O primeiro passo é definir aonde você quer chegar, a partir daí você cria estratégias, coloca comprometimento e intensidade para desenvolver isso. Para que você tenha foco em alguma coisa que você realmente quer fazer e na qual obterá sucesso, inicialmente é preciso que você tenha foco sobre seu principal talento

Mantenha o foco naquilo em que você é bom em fazer e tome a decisão, para que o plano saia do papel. Exclua da sua vida a frase “eu vou tentar fazer”, mude para “eu vou fazer”. E isso envolve mais do que a decisão, envolve conhecer cases de sucesso nos quais você possa se inspirar e trabalhar em um ambiente propício para que você possa desenvolver o máximo de performance.

Então, ambiente de trabalho, envolvimento, engajamento, com pessoas certas são, de longe, alguns fatores primordiais, assim você trabalhará processos para que isso ocorra de forma plena na sua vida.

Sempre se pergunte: quais são os processos que eu adoto para gerar a condição de performance que eu vivo hoje em dia? O conhecimento, por exemplo, deve ser uma busca constante, é muito importante se manter atualizado e fazer o melhor possível as suas tarefas profissionais.

O grupo de influência, as pessoas com quem você convive, o ambiente são pontos muito importantes. Se eu quero, por exemplo, trabalhar com alguma coisa, eu preciso saber quem tem sucesso fazendo isso, fazer contato com quem faz isso, com uma pessoa que é influente nessa área.

O dinheiro também é importante. As pessoas não gostam de falar sobre esse tema porque, na maioria das vezes, o dinheiro está relacionado a pessoas que não pensam em outras pessoas, quem tem muito dinheiro é porque só pensa em si. Mas não é uma verdade absoluta. O dinheiro é importante e precisamos honrar e respeitar, dar valor ao dinheiro ao longa da vida, e não sentir vergonha de querer conquistar dinheiro. Precisamos ter ambição de forma controlada e saudável né.

Um pilar fundamental para alcançarmos qualquer objetivo na vida é ter família e amigos, o seu processo deve envolver família e amigos para que você consiga ter suporte para atingir o desenvolvimento profissional e pessoal.

E, por último, a validação. Procure se auto validar todos os dias, se auto afirmar, fazer uma avaliação sobre si mesmo, enxergando no seu processo aonde está errando, quais os acertos, o que pode ser melhorado, o que você pode construir de melhor.

E para tudo isso, é primordial o gerenciamento de tempo, colocar pequenas metas em um espaço de tempo, traçar objetivos e caminhar até eles, depois aumentar as metas aos poucos e, consequentemente, o tempo para desenvolver essas metas. Isso ajudará a ter disciplina no processo e foco no resultado.

Não adianta colocar metas inatingíveis ou muito severas, que podem gerar um grande desgaste e fazê-lo desistir ao longo do processo. Quem sabe o que quer e está focado em atingir objetivos, não se desviará do seu processo, pois sabe que o resultado final compensará todos os sacrifícios.

Dr. Jorge Rezeck – Médico no Hospital São Jorge e Clínica Unique Barretos e Membro titular da Sociedade Brasileira de Clínica Médica

Digiqole ad

Igor Sorente

Relacionado

Leave a Reply