As vilas do mundo

 As vilas do mundo
Digiqole Ad

A VILA DO MUNDO
Um pedaço de terra esquecido pelos próprios barretenses ganhou notoriedade nesta semana. O Distrito de Alberto Moreira concorre com São Bartolomeu, uma vila de Ouro Preto (MG) e Vila do Enxaimel, em Pomerode (SC), ao posto de melhor vila turística do mundo.

TERRA DA GOIABADA
São Bartolomeu tem mel, queijo, cachaça, casarões centenários e a tradição dos doces de frutas como a goiabada cascão. Fica às margens do Rio das Velhas e é cercado pelo Parque Estadual do Uaimii com trilhas e cachoeiras. Sedia a Festa do Divino Espírito Santo em 24 de agosto.

TRADIÇÃO GERMÂNICA
A Vila do Enxaimel preserva a cultura e tradições germânicas no país. Enxaimel é uma antiga técnica construtiva caracterizada por tijolos e vigas aparentes de madeira. É a maior concentração de casas fora da Alemanha e tombadas pelo IPHAN.

NO FIM DO MUNDO
Já Alberto Moreira tem….. (?) De acordo com o Censo do IBGE, possui 166 habitantes e uma igreja com missa de vez em quando.


DE OLHO EM 2022
Reunião na casa do prefeito Renato Azeda (Cidadania) em Guaraci reuniu 12  prefeitos da região que contou com a presença inclusive de Paula Lemos (DEM). Na pauta, a declaração de apoio para Geninho Zuliani (DEM) para deputado federal e Rodrigo Garcia (PSDB) a governador. 

QUEM QUER FAZ A HORA
O prefeito de Paraibuna (SP), Victor de Cassio Miranda (PSDB), peregrinou durante 6 meses na Assembleia Legislativa e conversou com 94 deputados para elevar o município à categoria de estância turística. Barretos levou quase 20 anos para conseguir.

FORA BIROLIRO
O Sindicato dos Previdenciários faz campanha contra a ‘reforma’ administrativa e pelo “Fora Bolsonaro”. Instalou diversos outdoors em cidades do interior de São Paulo. Em Barretos tem um na Rua 18 x Avenida 27.

CNH E CARROS
64% da população de Barretos possui CNH, segundo o DETRAN. Na capital paulista, menos da metade possui o documento. A falta de um transporte público de qualidade e integrado aumenta o número  de carros nas ruas.

PARTIDOS NA SOBREVIVÊNCIA
O PSB já falou em fusão com o PC do B e agora fala em se fundir com o PDT de Ciro Gomes. Já o Podemos, se Renata Abreu vier a se candidatar a senadora, tentará sobreviver.

TUCANOS SEM RUMO
A turma do PSDB está preocupada com a candidatura presidencial de João Doria, já que o MBL não conseguiu levar ninguém para as ruas contra Jair Bolsonaro.

HORA DO FLERTE
Enquanto Lula flerta com Luiza Trajano para vice, Abraham Weintraub será candidato ao Governo de São Paulo, com ou sem Jair Bolsonaro.

Igor Sorente é jornalista e escreve semanalmente para a coluna

Digiqole Ad

Igor Sorente

Relacionado

Deixe um comentário

Ops, você não pode copiar isto!