O marco regulatório e o entreguismo do SAAE

 O marco regulatório e o entreguismo do SAAE
Digiqole Ad

Considerado polêmico, o novo marco regulatório do saneamento básico aprovado na quarta-feira (24) ‘pode’ ajudar na retomada da economia e ampliar o acesso a água tratada e esgoto no país. O projeto prevê que empresas privadas possam prestar serviços à população, ponto defendido por Jair Bolsonaro. “A privatização do SAAE seria um retrocesso muito grande, pois é altamente lucrativo e tem tudo pronto.” – disse Uebe Rezeck. O pré-candidato a prefeito Raphael Dutra (PSD) declarou neste sábado (27) que é contra a privatização do SAAE e ressaltou que os servidores da autarquia terão seu apoio, caso vier a ser eleito, que investirá mais no abastecimento de água tratada, na coleta de esgoto e na destinação correta do lixo. Dutra alertou que há dois grupos políticos interessados na privatização do SAAE. 


ENTREGUISMO EM PAUTA

O relatório entreguista do Marco Regulatório foi formulado pelo deputado federal Geninho Zuliani (DEM/SP) que foi relator do projeto. Segundo a agência de notícias da Câmara dos Deputados, o novo texto proposto por Geninho antecipa a renovação de contratos entre as estatais para valorizá-las e terem valor de venda melhor. No relatório consta ainda a flexibilização do encerramento dos lixões a céu aberto que ficou para 2024. O prazo final era 2010, passou para 31 de julho de 2020 e agora ganhou novo fôlego. 


CHEGOU A HORA

A próxima data importante do calendário eleitoral é 4 de julho que prevê o desligamento de servidores públicos concursados e comissionados de seus vínculos junto a serviços públicos. 


É UMA DÚVIDA

A coordenadora do Procon em Barretos, Joana Soleide Dias está em pré-campanha eleitoral pelo Podemos. Ainda não se sabe qual o cargo no qual ela virá: prefeita, vice-prefeita ou vereadora. 


MULHER NO COMANDO

A cidade de Colômbia pode ter uma mulher no comando do Executivo pela primeira vez. A vereadora Eloisa Prado colocou seu nome à disposição como pré-candidata pelo Podemos. 


VAI VOANDO

O aeródromo Chafei Amsei de Barretos teve a inscrição renovada por mais 10 anos. A portaria foi assinada em 17 de junho pelo superintendente de infraestrutura aeroportuária substituto, Giovano Palma e publicada no Diário Oficial da União.


POUCO TRABALHO

Analistas políticos observam que enquanto secretária municipal, Rose Araújo pouco ou nada desenvolveu de política habitacional para o município. Praticamente todos os loteamentos possuem irregularidades. 


MUDOU DE PRESIDENTE

Danúbia Alves assumiu a presidência do PRTB em Barretos. O diretório municipal de Barretos era presidido pelo advogado Gervásio Zanon e tem o pré-candidato a prefeito Paulo Soprano. 


MÁSCARA CAIU 1

A máscara de Paula Lemos está caindo, afirmou Kapetinha (PP). “Fico me absorvendo de pessoa de dupla personalidade.” – afirmou o vereador em relação à notícia publicada em jornal da cidade que trouxe a vereadora como única protagonista da CPI dos Contratos. Na entrevista, Kapetinha e Dutra que também trabalharam juntos na comissão, não foram lembrados por Paula. 


MÁSCARA CAIU 2

O pronunciamento de Kapetinha feito na sessão de segunda-feira (22) da Câmara Municipal circulou pelas redes sociais. “A população poderia conhecer um pouco mais de cada pessoa.” Para o vereador é preciso respeito no direito de igualdade, sem omissão dos nomes, que considera constrangedor. 


ALIANÇA NAS PREFEITURAS

Tanto o PDT de Ciro Gomes como o PSB de Márcio França, seguem mantendo o acordo de um ter o candidato a vice-prefeito em cidades aonde o outro for o mais forte. Só em Barretos será diferente.


QUEM TE VIU

Quem diria que ao não ser reeleito deputado estadual, o mais jovem presidente do PSDB/SP, Marco Vinholi se tornaria Secretário de Desenvolvimento Regional e mais tarde viraria o grande elo político na pandemia de Covid-19. 


AGORA OU DEPOIS?

Uma coisa é o Senado aprovar o adiamento das eleições municipais – de outubro para novembro. Outra coisa é a Câmara dos Deputados, cujos parlamentares são mais chegados aos prefeitos, mudar as datas que podem reelegê-los. 


DE VOLTA À ESCOLA

O Governador João Doria (PSDB) anunciou nesta segunda-feira (22) a criação do Programa Retreinar, voltado para a Polícia Militar. O projeto surge como resposta às críticas que a PM paulista vem recebendo em relação a casos de violência policial durante as ocorrências. “Maus policiais que insistem em usar violência desnecessária junto à população vão compreender que isto não é aceitável na PM de São Paulo.” – disse.


MUDANÇA DE COMPORTAMENTO

A mudança repentina do comportamento – agora um estadista – em relação aos demais Poderes, de Jair Bolsonaro pode parecer milagre, mas não é. Tem a ver com o caso do filho Flávio Bolsonaro (ex-deputado estadual pelo Rio de Janeiro e agora senador) que corre o risco de ser preso caso Queiroz faça uma delação geral. 


BEM ARMADO NA FAZENDA

O ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB) disse ser favorável a posse de arma apenas para moradores da zona rural. De acordo com ele, é mais difícil uma pessoa da zona rural contar com apoio imediato da PM. 


TÚNEL DO TEMPO

“O jornalista Silvio Gallucci, 34 anos, de Barretos, declarou publicamente que está com Aids e que pegou a doença através de seringas de drogas. Ele é casado e tem duas filhas e ficou sabendo da doença há dois meses. Nelson James, responsável pelo controle da Aids, disse que a declaração foi melhor que uma campanha.” A nota da Folha de São Paulo de 12/12/1991.


Igor Sorente é jornalista e escreve semanalmente para a coluna.

Contato: [email protected] 

Digiqole Ad

Igor Sorente

Relacionado

Deixe um comentário

Ops, você não pode copiar isto!