Coronavírus: Fifa propõe esticar contratos de atletas em seus clubes

 Coronavírus: Fifa propõe esticar contratos de atletas em seus clubes
Digiqole Ad

Em documento publicado nesta sexta-feira (3), a FIFA estabeleceu propostas para o futebol mundial durante a pandemia de coronavírus.

A entidade deseja que os clubes não precisam liberar seus jogadores para seleções nas datas FIFA, que o vínculo dos atletas que terminam em 30 de junho deve ser esticado até o fim da temporada atual e que vai aceitar todos os prazos estipulados para o fim dos torneios nacionais e continentais em andamento.

No cerne da decisão da FIFA está o desejo de que os campeonatos sejam encerrados dentro de campo, não por decisões administrativas ou cancelamentos. A federação belga, por exemplo, sinalizou o abandono da temporada local e sugeriu que o título ficasse com o Club Brugge, lider da competição no momento da paralisação.

O órgão que comanda o futebol mundial propôs que os contratos que terminam em 30 de junho sejam mantidos enquanto a temporada não acabar. O atleta só estaria livre ou iria para seu novo time após isso.

A ideia, em princípio, vale para calendários como o europeu, em que os jogos acontecem de agosto a maio. Não está claro como vai funcionar para países como o Brasil, que têm torneios de janeiro a dezembro.

A FIFA avisou que não vai se opor a qualquer prazo estabelecido pelas confederações e federações para o fim dos seus torneios, assim como concorda com todos os acertos para reduções salariais de jogadores, desde que mantenham os clubes em boa situação financeira.

Clubes e jogadores poderão recusar convocações de seleções na próxima data FIFA, em junho –isso se o futebol for retomado até lá. Mas a entidade deixou aberta a possibilidade de manter a determinação até julho, a depender da situação mundial quanto à pandemia.

Normalmente, as equipes são obrigadas a cederem seus atletas convocados ou podem sofrer sanções.

As normas da FIFA foram publicadas dias após o presidente Gianni Infantino ter dito que a consequência do coronavírus pode ser a redução no número de torneios oficiais.

Fonte: Folhapress

Digiqole Ad

Redação

Relacionado

Deixe um comentário

Ops, você não pode copiar isto!