Musculação sem carga? Estudo diz que é possível

 Musculação sem carga? Estudo diz que é possível

Como o próprio nome já diz, musculação significa trabalhar os músculos, e isso pode ser feito de muitas e diferentes maneiras. Normalmente, o objetivo de quem procura esse tipo de treino é, além de saúde, o ganho de massa muscular e definição corporal. Músculos fortes não dependem necessariamente de grandes cargas, de acordo com um estudo publicado no Journal of Applied Physiology. “O mais importante é trabalhar o movimento correto.” – garante o personal trainer, Silvio Tadeu Fernandes Junior. 

Mas se você não faz parte do grupo de mulheres que agacha com mais de 100 kg nas costas ou dos homens que fazem supino com quase todas as anilhas disponíveis na academia, não se preocupe, você também tem chance de alcançar bons resultados! “Cada aluno tem seu limite de carga. O aluno pode fazer com uma carga mais baixa e ter uma eficiência maior de carga muscular.” – ressalta o educador físico, Marcos Garcia. 


Perda de peso ou ganho de resistência

Tanto para quem quer reduzir a gordura corporal e definir os músculos quanto para quem deseja aumentar o fôlego, os especialistas recomendam trabalhar com cargas moderadas, realizando três a quatro séries de 15 a 20 repetições. Além disso, é importante que o treino de força seja combinado com exercícios aeróbicos como corrida, bicicleta ou elíptico.

“É importante executar cada exercício com a carga correta. Se ela estiver muito leve, você não vai alcançar o resultado desejado, e se for pesada demais, você corre o risco de ter uma lesão.” – alerta Marcos

E lembre-se todo treino deve ser orientado por um profissional de educação física e nenhum programa de musculação faz milagres. Sílvio destaca que para ganhar músculos, definir o corpo e, principalmente, emagrecer, você precisa ter uma alimentação adequada.

Fonte: Igor Sorente/ Seven Press

Redação

Relacionado

Ops, você não pode copiar isto!