Rádio faz parte do cotidiano de 79% da população brasileira, diz pesquisa
Sebastião Santos quer saber realidade do aeroporto de Barretos
O deputado estadual Sebastião Santos (Republicanos) esteve nesta terça-feira (6), na sede do DAESP (Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo), para conhecer a real situação do funcionamento do aeroporto de Barretos. Durante a visita, o parlamentar foi recepcionado pelo superintendente Antônio Claret de Oliveira e pelo assessor de Relações Institucional do Desenvolvimento Rodoviário (DERSA), Waldir Rapello Dutra.
“Após as reformas necessárias na pista e em todo o aeroporto, buscamos entender e saber qual a atuação situação do local, pois por conta da pandemia vários voos comerciais foram cancelados. Um dos nossos questionamentos foi sobre qual aeronave irá atender a demanda de Barreto, além da região com a volta da malha aérea.” – disse Santos.
O aeroporto foi administrado pelo Daesp de 1978 até 2012. Em dezembro de 2012, atendendo solicitação da prefeitura de Barretos, o DAESP concedeu sua gestão à prefeitura, que ficou responsável por sua administração e manutenção até o momento.
Após o aeroporto voltar para a administração do Governo Estadual, foram feitos o recape da pista de pouso decolagem e pátio de estacionamento de aeronaves, revitalização da sinalização horizontal (PPD e pátio), reforma do terminal de passageiros e do sistema elétrico de balizamento, das torres de iluminação do pátio. Ao todo foi investido na reforma o valor de R$ 3.600.000,00.
Luta pelo aeroporto
Desde 2016, Sebastião Santos vem buscando soluções e projetos, através de recursos destinados pelos Governos Federais e Estaduais, para que Barretos pudesse viabilizar a estrutura do aeroporto, transformando em atrativo turístico e operando com rotas comerciais.
O deputado também foi um dos autores da aprovação da lei nº 17.100/2019, que possibilitou uma redução do imposto sobre circulação de mercadorias e serviços (ICMS) sobre o combustível da aviação, permitiu que essa operação fosse concretizada e chancelada pelo governador João Doria.
A empresa Gol Linhas Aéreas em parceria com a empresa Two Flex, realizou no dia 28 de outubro de 2019, o primeiro voo inaugural entre Barretos e São Paulo.