IDEB: Barretos conquista média de 6,7 na educação municipal

 IDEB: Barretos conquista média de 6,7 na educação municipal
Digiqole Ad

Dados divulgados pelo MEC apontam que a Educação Municipal de Barretos segue acima da média do IDEB (Índice do Desenvolvimento da Educação Básica). A média geral alcançada é de 6,7, a mesma da avaliação anterior. “Está bem acima da meta nacional projetada para 2021, que é de 6,0. É um excelente resultado.” – comemorou a secretária municipal de Educação, Valéria Recco.
Valéria Recco ressaltou, que de 18 unidades que fizeram a prova, 13 superaram suas próprias metas e sete unidades conseguiram notas acima da média, sendo duas com a média 7,3 (Professor Luiz Castanho Filho e João Baroni), duas com 7,2 (João Ferreira Lopes e Mathilde Gitahy de Mello – Dona Bijuca), uma com 7,1 (Christiano Carvalho), uma com 6,9 (Professor Orival Leite de Matos) e uma 6,8 (Rotary Clube). “São números muitos expressivos, em um município que é referência no atendimento a Educação Inclusiva e que para ser contabilizado o resultado é necessário a presença de mais de 80% dos alunos na avaliação”, observa Valéria, destacando que a finalidade do IDEB é a garantia da qualidade e melhoria do ensino.
“É um indicador de qualidade educacional que combina informações de desempenho em exames padronizados (Prova Brasil ou Saeb) – obtido pelos estudantes ao final das etapas de ensino (5º e 9º anos do ensino fundamental e 3ª série do ensino médio) – com informações sobre rendimento escolar (aprovação). Sendo assim os resultados do IDEB 2019 para escola, município, unidade da federação, região e Brasil são calculados a partir do desempenho obtido pelos alunos que participaram da Prova Brasil 2019 e das taxas de aprovação, calculadas com base nas informações prestadas ao Censo Escolar 2019.” – explicou.
A secretária acrescentou que, dessa forma, cada uma dessas unidades de agregação tem seu próprio IDEB e metas estabelecidas até 2021. Segundo Valéria, outro ponto positivo é o fato de o município de Barretos ter atualmente apenas duas unidades municipais que participam do IDEB nos Anos Finais do Ensino Fundamental e obtiveram a média de 5,1 superando a média alcançada no Brasil que foi 4,9.
“Agradecemos imensamente a todos que fazem parte da Educação Municipal de Barretos, que foram essenciais para o sucesso nesses resultados. Desde o auxiliar de serviços gerais, merendeiros, administrativos, gestores, coordenadores, supervisores e principalmente nossos professores, alunos, pais, que acreditam na transformação através da Educação. Parabenizo a todos pelo excelente trabalho, demonstrando que além dos investimentos na Educação, a dedicação, responsabilidade e comprometimento de todos são extremamente importantes para a melhoria da qualidade da Educação.”

Veja abaixo as escolas que mais avançaram nos índices do IDEB em relação a 2017 e na sequência a evolução de Barretos ao longo dos anos:

Escola Professor Dorival Teixeira saltou de 5,3 para 6,5 – aumento de 1,2
Escola Professor Dorothóvio do Nascimento saltou de 5,9 para 6,7 – aumento de 0,8
Escola Matilde Mello – Dona Bijuca saltou de 6,6 para 7,2 – aumento de 0,6
Escola Professor Luiz Castanho Filho saltou de 6,8 para 7,3 – aumento de 0,5
Escola Professor Orival Leite de Matos saltou 6,4 para 6,9 – aumento de 0,5
Escola João Ferreira Lopes 6,9 para 7,2 – aumento de 0,3
Escola João Baroni saltou de 7,1 para 7,3 – aumento de 0,2
Escola Sagrados Corações saltou de 6,6 para 6,7 – aumento de 0,1

Digiqole Ad

Redação

Relacionado

Deixe um comentário

Ops, você não pode copiar isto!