18 de Outubro de 2017 às 11:11Igor Sorente

Medidas buscam o fortalecimento da agricultura familiar no município


O fortalecimento do mercado para a produção agrícola familiar de Barretos através da união entre produtores, consumidores e poder público. Este foi o objetivo central de uma reunião realizada nesta terça-feira (17), no Paço Municipal entre o prefeito Guilherme Ávila (PSDB) e representantes da ACIB (Associação Comercial e Industrial de Barretos), Sindicato Rural e associações de moradores dos distritos rurais do município.

A proposta é levantar a demanda dos estabelecimentos comerciais por hortifrutigranjeiros e a partir daí, com apoio técnico da prefeitura, estimular os produtores do município a suprir esta demanda. Também já foi definido a realização de feiras nos finais de semana, numa área próxima do Tiro de Guerra para que os agricultores possam comercializar diretamente os seus produtos.

“A Associação fez um levantamento do consumo de hortifrúti. Se os nossos associados compram 40 toneladas de cenoura e os produtores produzem 10, vamos estimular eles a produzir mais 30.” - explica José Carlos Firmino, representante da ACIB na reunião. De acordo com ele, o apoio da prefeitura será através da orientação técnica de profissionais para que o objetivo de aumentar a produção, ou de iniciar a produção daqueles que ainda não são fornecedores, obtenha sucesso.

“Esta parceria é muito importante para fortalecer toda a cadeia produtiva, estimulando a produção agropecuária local e fazendo o dinheiro circular no próprio município.” - avalia o prefeito, lembrando que a prefeitura também contribui comprando itens das cooperativas de produtores locais para as refeições servidas nas escolas da rede municipal e no Restaurante Popular. 

Publicidade

Fale com a gente pelo e-mail

contato@jornalosertanejo.com.br
Participe com sugestões, dicas, comentários e denúncias.

Enquete

Resultados
Publicidade
Publicidade