13 de Junho de 2017 às 15:55Igor Sorente

Projeto de Lei que eleva Festa do Peão de Barretos a Patrimônio Cultural Imaterial tramita no Congresso Nacional


Já está tramitando no Congresso Nacional o Projeto de Lei 7052/2017, que eleva a Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos à condição de Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil. O deputado federal Dr. Sinval Malheiros é o autor do projeto que busca reconhecer oficialmente a importância cultural e econômica do evento considerado hoje o maior do gênero na América Latina.

“A Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos é, sem dúvida, a maior entre as mais de 1.400 festas de peão que acontecem anualmente nos municípios de todo o Brasil. Apenas considerando o Estado de São Paulo, são mais de 200 festas nesse formato a cada ano. Sua grandeza é reconhecida a tal ponto que a Lei nº 12.489, de 2015, conferiu ao município de Barretos o título de Capital Nacional do Rodeio, tanto pela contribuição econômica regional, por movimentar mais de R$ 200 milhões a cada edição, quanto pela referência cultural, a mais destacada do gênero na América Latina.” - diz o parlamentar.

O Patrimônio Cultural Imaterial abrange práticas e expressões vivas passadas de uma geração para a outra e inclui tradições orais, artes performáticas, práticas sociais, eventos de celebrações, sabedorias e práticas relacionadas à natureza e ao universo, bem como os saberes e habilidades de trabalhos artesanais tradicionais. “Com essa iniciativa, as gerações futuras terão o direito de conhecer e apreciar o que várias gerações passadas e presente presenciaram e vivenciaram, sem que a essência seja perdida.” - declara o deputado.

Hussein Gemha Junior, presidente da Associação Os Independentes, reforça a importância da aprovação do projeto para a cidade. “Já somos oficialmente a Capital Nacional do Rodeio e agora buscamos mais esse reconhecimento, de que nossa Festa carrega, há mais de 60 anos, a história do peão boiadeiro, que foi um dos personagens principais do desenvolvimento do país, cruzando estados carregando boiadas e junto com elas o progresso econômico do Brasil.” - relata o presidente.

Publicidade

Fale com a gente pelo e-mail

contato@jornalosertanejo.com.br
Participe com sugestões, dicas, comentários e denúncias.

Enquete

Resultados

Podcasts

Publicidade
Publicidade