23 de Janeiro de 2020 às 16:05

Abertas as Inscrições para cursos na Cinemateca Municipal


A Secretaria Municipal de Cultura, está com inscrições abertas para as aulas de Canto Coral, iniciativa do CEMART (Centro Municipal de Artes) que serão ministradas pelo professor Tiago Lucas Garcia Prado.

Também estão abertas as inscrições para o projeto “Estação das Cordas”, que vai oferecer aulas gratuitas de contrabaixo acústico, viola clássica, violino e violoncelo, ministradas pelo músico e professor Diogo Anésio da Silva.  

As aulas serão ministradas na Cinemateca Municipal. As inscrições  devem ser feitas na Secretaria Municipal de Cultura de Barretos, na Avenida 15, 724, Centro. Para o curso de canto coral podem participar crianças, jovens, adultos e idosos com idades a partir de 12 anos. Para o Estação das Cordas, a partir de 10 anos.

O projeto Canto Coral é dividido em aulas práticas e teóricas, sempre no período noturno, por grupos de diferentes naipes. Ao todo cada um terá duas aulas semanais:  uma aula com por turma e um encontro geral, com todas.

Segundo o professor Tiago, as aulas tem como objetivo promover o ensino do canto coral e, futuramente, criar um coral municipal. “O primeiro repertório a ser trabalhado deve ser mais didático, para que o grupo possa se familiarizar com a formação coral e o tipo de trabalho a ser desenvolvido. Isso ajuda a desenvolver o grupo, mas também forma um pequeno repertório de base a ser usado em eventuais apresentações. Em um segundo momento, um repertório mais elaborado e temático deve ser desenvolvido, como o das festas de fim de ano por exemplo, de acordo com a evolução do grupo.” - explica.

O projeto “ Estação das Cordas” consiste na musicalização e ensino de técnicas para instrumentos de cordas friccionadas, sendo estes: violino, viola clássica, violoncelo e contrabaixo acústico, suficientes para a formação e uma camerata de cordas, sendo os horários das aulas: contrabaixo Acústico, violino e violoncelo na segunda e quarta-feira, das 8h00 às 11h00 e das 14h00 às 18h00 e Viola Caipira e Violão, na terça-feira, das 8h00 às 11h00 e das 14h00 às 18h00.

Através da musicalização, o aluno deverá aprender noções de teoria musical, ritmos, harmonias, melodias, percepção musical, além da história da música e dos grandes autores.

Segundo o professor Diogo o aprendizado da música contribui para o desenvolvimento e formação. “Uma criança que ocupa o seu tempo ocioso com o aprendizado de uma arte, dificilmente se desviará de um bom caminho. Mais valioso que o conhecimento citado acima, é possível através da música trabalhar a sensibilidade do ser humano, permitindo desenvolver pessoas capazes de enxergar situações com outro olhar, saber esperar o tempo adequado como nos compassos e diferenciar as melodias que mais provocam emoção.” - observa.

Para as inscrições para os dois cursos é preciso levar documentos originais e cópias: comprovante de endereço, certidão de nascimento, RG e CPF do aluno e responsável.

Publicidade

Fale com a gente pelo e-mail

contato@jornalosertanejo.com.br
Participe com sugestões, dicas, comentários e denúncias.

Enquete

Resultados

Podcasts

Publicidade
Publicidade