13 de Novembro de 2019 às 09:47

Principais benefícios da gelatina para a saúde


A gelatina é um alimento muito consumido, sendo possível adicionar a diversas receitas diferentes. 

Como resultado, é preciso conhecer os principais benefícios da gelatina para a saúde ou mesmo para a sua dieta. 

Então, vem comigo descobrir tudo sobre essa opção fácil e encontrada em qualquer lugar e mude os seus lanches. 

Vamos lá? 


Entenda a gelatina

Antes de mais nada, é importante dizer que a gelatina tem como principal componente a proteína. 

O processo de fabricação consiste em ferver uma série de ossos, peles e cartilagens animais com o objetivo de retirar o colágeno, que é um tipo proteína fibrosa responsável por conectar músculos, peles e ossos. 

Depois de processado, a gelatina se torna uma substância sem cheiro e cor, ficando líquida quando quente e adquirindo a textura depois que esfria. 

No processo de industrialização, é possível que cada marca tenha aminoácidos e nutrientes diferentes, mesmo que seja comum encontrar a arginina, lisina e alanina em quase todas. 

Também é nesse processo que a gelatina recebe corantes e componentes que dão o sabor. 



9 benefícios da gelatina 

  • Saúde para a pele: 

Um dos destaques quando o assunto é benefícios da gelatina se refere a sua ação nos tecidos do corpo. Isso acontece devido a concentração de colágeno presente no alimento. 

De maneira simples, a gelatina é rica em colágeno, que é a substância que dá sustentação para a pele, evitando a flacidez e até o aparecimento de algumas marcas.

Assim, é possível reduzir as chamadas bolsas de gordura que parecem se formar ao longo dos anos, deixando a pele mais firme e bonita. 

É por isso que o consumo de gelatina no dia-a-dia é capaz de deixar a pele mais jovem. 


  • Auxilia a função digestiva:

A gelatina também é capaz de melhorar a produção de sucos gástricos, o que facilita o processo digestiva e evita a formação de bolos alimentares e até a prisão de ventre. 

Do mesmo modo, a presença da chamada glicina, nutre as paredes do estômago, deixando o revestimento mais forte e saudável. 

Com isso, evita o refluxo ácido e outros problemas gastrointestinais. 


Mesmo sendo pobre em gordura, a gelatina um alimento capaz de causar a sensação de saciedade, sendo ideal para lanches. Em suma, a gelatina ajuda na dieta porque pode reduzir a fome ao longo do dia, facilitando o controle e evitando a compulsão alimentar. 

A presença de proteína e nutrientes combinada com baixo teor de calorias também auxilia no controle hormonal, evitando picos de estresse que podem causar sensação de fome. Na dieta, o ideal é optar pode boas fontes de gelatina e evitar as opções doces, já que também está presente em balas e marshmallows. 

A dica é optar por versões de gelatinas mais naturais, sem adição de açúcar e preparar receitas com frutas. 


  • Melhora a saúde óssea e das cartilagens: 

Devido a presença de colágeno e proteína em sua composição, a gelatina é capaz de melhorar a saúde dos ossos e das cartilagens. Em suma, o alimento é capaz de fortalecer os ossos, evitando fraturas, já que aumenta a absorção de cálcio. 

Já na questão das articulações, a gelatina é capaz de revestir as juntas com colágeno, evitando desgastes e inflamações. Inclusive, a gelatina é altamente recomendada para pacientes que tenham dores nas articulações, cansaço e até artrose. 


  •  Pode controlar os níveis de açúcar no sangue:

Ainda que diversos estudos estejam em andamento, alguns profissionais garantem que a presença de glicina da gelatina, tem a capacidade de controlar os níveis de açúcar. Em outras palavras, nutrientes e aminoácidos evita os picos de glicose. Para isso, a dica é consumir as versões sem açúcar e, preferencialmente, com frutas ou ao natural. 


  • Pode melhorar o sono:

Segundo estatísticas, cresce o número de pessoas que tem problemas para dormir, o que causa uma série de desafios para a rotina, como cansaço, falta de foco e sonolência. A ação do sono resultante da gelatina ocorre devido a presenta de nutrientes bem como de glicina, considerado como um indutor do sono. Em outras palavras, o alimento é capaz de relaxar melhor os músculos e reduzindo os picos de funcionamento cerebral, que podem causar insônia. Dessa maneira, é possível causar o relaxamento mental e corporal ideal para começar a dormir, deixando você mais leve e calma. 


  • Aumenta a massa muscular: 

A massa muscular é responsável não apenas pela força física, mas também pela forma e tonificação bem como para perder peso mais rapidamente. Esse alimento consegue aumentar a massa muscular devido a presença de nutrientes e aminoácidos que tem relação com a construção da massa corporal. 

Sendo assim, o consumo diário de porções de gelatina é capaz de fornecer boas doses dos nutrientes capazes de estimular a sintetização das fibras musculares. 


  • Melhora a saúde dos dentes: 

Assim como atua na saúde dos ossos, a gelatina também melhora a saúde dos dentes. Isso acontece porque melhora a absorção de cálcio, deixando toda a arcada dentária mais forte e bonita, evitando quebras e perdas dentárias. 


  • Acalma a mente e melhora a saúde capilar: 

Para finalizar, a gelatina pode ser utilizada como um calmante mental natural devido a presença de serina. 

A serina é um neurotransmissor essencial capaz de reduzir os picos de estresse enquanto melhora a ação da memória e garante mais foco. Na relação dos cabelos, a gelatina deixa os fios mais fortes, com brilho e evita a queda e quebra devido a presença de colágeno. 

O colágeno está presente na estrutura dos folículos capilares, ou seja, o aumento no consumo de colágeno, faz com que a estrutura seja fortificada. Em outras palavras, os fios recebem nutrientes essenciais em maior quantidade e mantém a estrutura intacta. 


Conclusão 

Enfim, a gelatina é considerada um alimento completo e ideal para o dia-a-dia, pobre em gordura e rica em nutrientes que melhoram a pele, cabelos, ossos, cartilagens e muitos mais. 

Logo, também é utilizada na dieta por reduzir a fome e facilitar o consumo de pequenas porções diárias. 

Então, ficou alguma dúvida? Comenta aqui embaixo para que eu possa lhe ajudar!

Publicidade

Fale com a gente pelo e-mail

contato@jornalosertanejo.com.br
Participe com sugestões, dicas, comentários e denúncias.

Enquete

Resultados

Podcasts

Publicidade
Publicidade