22 de Julho de 2019 às 12:10

Rotary se mobiliza para combater a hepatite


O Rotary Club de Barretos, a ABPH (Associação Brasileira dos Portadores de Hepatite) e a Secretaria Municipal de Saúde, realizam um mutirão de testes rápidos de Hepatite C, direcionado para homens e mulheres com mais de 40 anos. 

O evento acontece de 24 a 27 de julho no Atacadão, e busca quebrar o grande silêncio que existe sobre a doença, diagnosticando portadores do vírus, que desconhecem a situação que se encontram. A doença é assintomática até as suas fases mais avançadas e, geralmente, quando o portador percebe os primeiros sintomas, já é tarde demais e a única possibilidade de cura seria um transplante de fígado.

“O teste é seguro, sigiloso e feito com punção digital (parecido com exame de glicemia), não sendo necessário estar de jejum. O resultado é liberado em cerca de 15 minutos, portanto, os pacientes podem levar seus resultados na hora.” - informou Thatyaine Schiapati, coordenadora do Ambulatório de Doenças Infecto Contagiosas.


O projeto

O projeto Hepatite Zero desenvolvido no mundo inteiro pelo Rotary possui ações de disseminação de informações sobre a doença, campanhas de conscientização e a realização de mutirões de testagens do vírus da Hepatite C. Se diagnosticada precocemente, a doença tem cura, e com a chegada de novos medicamentos ao mercado, a cura pode ser de 100%. 


O teste

O teste é muito fácil e rápido, basta uma picada no dedo para coletar uma pequena amostra de sangue. O diagnóstico sai em poucos minutos. 

Publicidade

Fale com a gente pelo e-mail

contato@jornalosertanejo.com.br
Participe com sugestões, dicas, comentários e denúncias.

Enquete

Resultados

Podcasts

Publicidade
Publicidade